m

Como enviar um questionário por mensagem de texto

RECURSO DO ENTERPRISE: O coletor por mensagem de texto está disponível somente nos Estados Unidos e no Reino Unido. Se estiver interessado, entre em contato com o departamento de vendas. Se você já tiver uma conta Enterprise, entre em contato com seu gerente de sucesso do cliente.

Acessar...

 

Como funciona

O coletor por mensagem de texto permite enviar o link do questionário por mensagem de texto para pessoas com números de telefone dos Estados Unidos ou do Reino Unido. Os respondentes podem abrir o link para responder ao questionário em qualquer idioma disponível usando o navegador do aparelho móvel.

O envio de mensagens de texto pela SurveyMonkey ajuda a alcançar um grande público de forma rápida, evita filtros de spam e torna seu questionário mais acessível para usuários de aparelhos móveis. Ao enviar uma mensagem de texto, são deduzidos créditos do saldo de mensagens de texto da sua equipe.

O administrador principal controla quais membros da equipe podem usar o coletor por mensagem de texto. Se algum usuário não tiver acesso, ele não verá o coletor na página “Coletar respostas”. Se um questionário com coletor por mensagem de texto for compartilhado com alguém que não tem acesso, a pessoa verá o coletor na lista de coletores, mas não poderá enviar ou criar mensagens de texto.

DICA! Você é responsável por garantir que seu questionário e suas mensagens de texto respeitem as leis de privacidade vigentes. Saiba mais sobre as práticas recomendadas de coleta de dados e de privacidade.

Visão geral

2 Como elaborar seu questionário

2 Crie um coletor por mensagem de texto para enviar seu questionário

2 Os respondentes podem abrir o link do questionário da mensagem de texto para responder pelo navegador do aparelho móvel

2 Monitore suas mensagens de texto enviadas e analise os resultados

 

Criar um coletor por mensagem de texto

Para enviar seu questionário por mensagem de texto:

  1. Vá até a seção Coletar respostas do questionário.
  2. Escolha Enviar por mensagem de texto. Se você já tem um coletor para o questionário, selecione Mensagem de texto.
  3. Adicione os destinatários.
  4. Clique em Editar para identificar o nome da sua empresa na Mensagem.
  5. Edite as Opções do coletor.
  6. Opcional: Clique em Testar para enviar uma mensagem de texto de teste.
  7. Clique em Enviar.
  8. Marque a caixa para confirmar que todos os destinatários de SMS concordaram em receber essas mensagens de texto de acordo com a lei aplicável e que você identificou sua empresa na mensagem.
  9. Clique em Enviar mensagem de texto.

Não é possível personalizar o número do remetente da mensagem.

Mensagem

A mensagem precisa incluir o nome da empresa, mas não pode conter links. É possível adicionar caracteres especiais, códigos ou emojis, mas eles podem ocupar mais espaço de caracteres e contar para o limite. A opção Mensagens de texto enviadas por destinatário informa se foram enviadas uma ou duas mensagens de texto para cada destinatário.

Se você não conseguir Salvar a mensagem, reduza o tamanho dela até conseguir.

Os destinatários receberão a mensagem personalizada, o link do questionário e o seguinte texto de cancelamento de recebimento, que não é editável:

SePrecisarRespAJUDA. RespPARARp/DeixarDeReceber. SujeitoAtarifasDaOp
Idioma da mensagem de texto

Na seção “Elaborar questionário”, é possível mudar o idioma do questionário. O texto de cancelamento de recebimento é traduzido automaticamente para o idioma escolhido, mas você precisa fornecer sua própria tradução para o título do questionário, as perguntas e as respostas.

Não compartilhe informações pessoais além do nome da sua empresa.

Não inclua informações pessoais, como nomes de pessoas outras informações que identifiquem uma pessoa ou empresa, além do nome da sua empresa. Se incluir informações pessoais na mensagem de texto e receber uma solicitação de direito ao esquecimento, poderá ser necessário excluir o coletor e as respostas coletadas por ele para atender ao pedido.

Opções

Atualize as opções do coletor para controlar a experiência de resposta do questionário ou adicionar restrições a ele. Se a sua equipe usa um subdomínio personalizado, ele não é compatível com o coletor por mensagem de texto.

 

Adicionar destinatários

Os destinatários precisam ter um número de telefone dos Estados Unidos ou do Reino Unido. É possível adicionar destinatários à sua mensagem de texto das seguintes formas:

  • Digite ou cole os números de telefone no campo Enviar para e pressione a tecla “Enter”. Você também pode adicionar grupos de contatos.
  • Clique em Adicionar destinatários para importar novos contatos, carregar uma planilha CSV, importar de outro site ou copiar e colar uma lista de números de telefone.

Todos os novos números de telefone inseridos ou importados são salvos em Contatos. É possível adicionar até 1.000 destinatários por mensagem de texto. Para enviar mais mensagens de texto, crie vários coletores para o mesmo questionário.

DICA! Use dados personalizados para incluir informações já conhecidas sobre seus respondentes nos resultados do questionário.

Formatação de importação

As instruções de formatação da SurveyMonkey são atualizadas de forma dinâmica com base na opção de importação dos destinatário e ajudam a evitar erros.

Se os dados personalizados forem salvos na sua conta e quaisquer caracteres não numéricos forem removidos, os números de telefone dos destinatários serão atualizados no campo Enviar para com o código do país dos Estados Unidos e o nome do destinatário. Por exemplo:

 +12223334444    Nome: +15556667777
 + 44 7911 123456    Nome: + 44 7911 123456
Dicas de importação

Erros na planilha ou na lista

Se você vir um erro sobre contatos inválidos ou ao adicionar destinatários ou tentar enviar uma mensagem de texto, isso significa que sua lista não está formatada corretamente ou que há números duplicados ou com recebimento cancelado ou devolvido.

Corrija sua planilha ou lista manual e tente importá-la novamente. Outras dicas:

  • Ao copiar e colar uma lista de números de telefone usando a opção de importação manual, o endereço de email vem primeiro, seguido por, nesta ordem: número de telefone, nome e outros dados personalizados. Caso não tenha alguma informação, deixe um espaço em branco entre as vírgulas.
  • Ao importar um arquivo CSV, crie uma planilha com cada contato em uma linha e organize as colunas nesta ordem: Email, Telefone, Nome, Sobrenome, Personalizado 1, Personalizado 2, etc. Caso não tenha alguma informação, deixe a célula em branco.
    Faça download de um CSV de exemplo para visualizar a formatação correta.
  • Não importe uma planilha com mais de 1.000 números de telefone. Divida seus contatos de mensagem de texto em vários arquivos CSV com até 1.000 linhas cada e importe-os em coletores separados. Também é possível copiar e colar as linhas da planilha usando a opção de importação manual.
  • Exclua a linha de cabeçalho da planilha; ela pode causar erros.
  • Não se esqueça de usar um delimitador aceito para a planilha (dois pontos, ponto e vírgula, barra vertical, vírgula ou tabulação) e escolher uma codificação de caracteres Unicode (UTF-8 ou UTF-16).
  • Se você estiver usando um Mac, tente salvar o arquivo como MS-DOS separado por vírgulas (.csv). Acesse Arquivo > Salvar como > Formato.

Importação de email

  • É possível usar o Gmail, Yahoo! Mail, LinkedIn, Office 365 ou Outlook.com para importar todos os seus contatos. Se fizer alterações aos contatos em sua conta de email, elas não são refletidas na SurveyMonkey. Sua conta da SurveyMonkey não está sincronizada com esses aplicativos.
  • Para adicionar somente contatos ou importar contatos de outro provedor de email ou site, acesse sua conta de email e exporte os contatos desejados para um arquivo CSV. Em seguida, importe esse arquivo para a SurveyMonkey.
  • O Outlook.com, serviço de email da web gratuito anteriormente conhecido como Hotmail.com é diferente do aplicativo de email Microsoft Office Outlook. Para importar contatos do Microsoft Office Outlook, primeiro, exporte seus contatos para um arquivo CSV, depois, importe esse arquivo. Ou pergunte para seu departamento de TI se o aplicativo do Outlook está vinculado ao Office 365.

 

Visualizar e enviar mensagens de texto

Ao atualizar a mensagem e as opções, a visualização para aparelhos móveis ao lado direito mostrará uma prévia da mensagem.

Testar a mensagem de texto

É possível enviar uma mensagem de texto de teste para qualquer número de telefone dos Estados Unidos ou do Reino Unido. O link do questionário da mensagem de teste permite visualizar o questionário sem registrar as respostas. As mensagens de teste podem usar até duas mensagens de texto do seu saldo de mensagens de texto.

Enviar a mensagem de texto

Quando estiver tudo pronto, clique em Enviar. Certifique-se de que esteja respeitando nossa Política de usos aceitáveis e marque a caixa para confirmar que todos os destinatários de SMS concordaram em receber essas mensagens de texto de acordo com a lei aplicável e que você identificou sua empresa na mensagem. É sua responsabilidade enviar questionários somente para as pessoas que concordaram em receber suas mensagens de texto. Em seguida, clique em Enviar mensagem de texto.

Não é possível programar o envio de mensagens de texto, enviar mensagens de texto de lembrete ou agradecimento, ou convidar mais destinatários para o mesmo coletor. No entanto, é possível criar outro coletor por mensagem de texto para enviar mais mensagens.

 

Monitorar os destinatários e analisar os resultados

Monitorar as respostas e os destinatários

Veja o número de mensagens de texto enviadas, se alguma mensagem foi devolvida e o número de respostas recebidas na guia Visão geral.

Você pode ver uma lista de todos os destinatários adicionados ao coletor e o status de cada resposta na guia Destinatários. Clique em Todos os destinatários para filtrar os destinatários. É possível editar os dados dos destinatários em Contatos.

Números de telefone que cancelaram o recebimento ou que estejam devolvendo as mensagens

Não é possível enviar mensagens para endereços descadastrados ou cujo envio foi devolvido. É possível procurar por números de telefone que cancelaram o recebimento ou que estão devolvendo as mensagens na guia Destinatários.

Emails descadastrados ou devolvidos podem ser reativados se a pessoa quiser responder ao questionário. Assim que o recebimento for reativado, será necessário criar outro coletor por mensagem de texto para enviar o questionário a essas pessoas (o coletor antigo continuará indicando-as como descadastradas ou cujo envio foi devolvido).

Excluir destinatários

Se um destinatário solicitar seu direito ao esquecimento, o titular da conta precisa excluir todos os dados pessoais e de respostas do destinatário.

Para excluir um destinatário do coletor:

  1. Vá até a seção Coletar respostas do questionário.
  2. Abra o coletor por mensagem de texto usado para enviar o questionário.
  3. Clique na guia Destinatários.
  4. Clique na linha do destinatário.
  5. Clique em Remover registro do destinatário.

O destinatário do coletor por mensagem de texto será removido. Ao receber uma solicitação de direito ao esquecimento, também recomendamos:

Analisar resultados

Na seção Analisar resultados do questionário, você pode visualizar, filtrar e comparar respostas. Você pode filtrar suas respostas por coletor ou dados personalizados.

Se os seus contatos incluírem dados personalizados, você poderá visualizá-los nas respostas individuais ou nas exportações de dados de respostas, a menos que a opção de respostas anônimas esteja habilitada.

DICA! Os números de telefone dos destinatários não são incluídos em “Analisar resultados”. Por isso, recomendamos usar dados personalizados para visualizar informações de identificação pessoal, como nome, sobrenome ou outros dados úteis.

 

Configurações da equipe

Permita o envio de questionários por mensagem de texto

Por padrão, nenhuma pessoa da equipe pode enviar questionários por mensagem de texto. O administrador principal controla quais membros da equipe podem enviar questionários por mensagem de texto. Ele também escolhe quem pode enviar questionários por mensagem de texto: toda a equipe toda ou pessoas específicas.

Se somente pessoas específicas puderem enviar mensagens de texto, o administrador principal ou o administrador precisa habilitar essa configuração para cada pessoa em Gerenciar usuários.

Instruções para gerenciar usuários

Para permitir que pessoas específicas enviem questionários por mensagem de texto:

  1. Selecione Minha equipe na barra de navegação superior.
  2. Selecione Gerenciar usuários.
  3. Clique na linha do usuário para Exibir os detalhes do usuário.
  4. Na seção Configurações individuais, clique no botão Permitir que essa pessoa envie questionários por mensagem de texto.

Os membros da equipe com acesso poderão criar coletores por mensagem de texto. Se o acesso for desabilitado posteriormente, os membros da equipe não poderão enviar ou criar coletores por mensagem de texto, mas poderão ver seus coletores existentes.

Saldo de mensagens de texto

O saldo de mensagens de texto é o número de mensagens de texto que sua equipe pode enviar pelo coletor por mensagem de texto. Você pode ver o saldo de mensagens de texto da equipe ao criar um coletor por mensagem de texto e na guia “Visão geral” do coletor.

Se você precisar enviar seu questionário por mensagem de texto para mais pessoas do que seu saldo de mensagens de texto permite, entre em contato com seu administrador principal, que pode trabalhar com o gerente de sucesso do cliente para aumentar o saldo.

 

O que os respondentes podem fazer

Para responder ao questionário, basta tocar no link da mensagem de texto para abrir o questionário pelo navegador do aparelho móvel. Se não quiser receber mensagens de texto, o respondente pode responder PARAR em qualquer idioma do questionário para cancelar o recebimento de todas as mensagens de texto futuras de usuários da SurveyMonkey.

DICA! Se estiver recebendo convites por mensagem de texto, saiba por que e o que você pode fazer.

 

Envie o link do questionário por mensagem texto. O respondente pode abrir o link para responder ao questionário pelo navegador do aparelho móvel.

Obtenha respostas