m

Como criar um questionário

A SurveyMonkey facilita a criação de um questionário do zero ou com base em um modelo. Siga os passos abaixo para começar.

Para criar e enviar um questionário:

  1. Criar um questionário
  2. Adicionar perguntas e páginas
  3. Aplicar lógica
  4. Personalizar o layout
  5. Visualizar e enviar seu questionário

Visão geral do vídeo

 

1. Criar um questionário

Para criar um questionário, clique em Criar questionário, no canto superior direito da sua conta, e escolha uma destas opções:

Começar do zero

Começar com uma página em branco. Você precisará adicionar as perguntas usando as ferramentas da barra lateral esquerda para criar o questionário.

Ao criar um questionário do zero, a opção Compartilhar este questionário com minha equipe pode estar selecionada por padrão. Se você não quiser compartilhar com todos, desmarque a caixa ou gerencie as permissões de compartilhamento.

Se você quiser copiar e colar perguntas prontas no questionário, marque a opção Minhas perguntas já foram criadas.

Copiar um questionário antigo

É possível criar uma cópia de um questionário que já existe na sua conta. Assim, você não precisa começar do zero nem mudar questionários anteriores que já tenham coletado respostas.

As perguntas, lógicas, temas e outras configurações de layout do questionário são transferidas para a cópia, mas é necessário criar outro coletor para enviar o questionário.

Tenha um ponto de partida usando um modelo desenvolvido por nossa equipe de especialistas em questionários. Use o menu suspenso para pesquisar os modelos por tipo e encontrar o questionário certo para você. Se você fizer parte de uma equipe, também pode escolher um dos modelos da equipe.

Clique em um modelo para saber mais sobre ele e visualizar as perguntas.

Crie-o para mim

SOMENTE EM INGLÊS: O recurso “Crie-o para mim” está disponível somente em contas em inglês.

Ele ajuda a criar um questionário para alcançar seus objetivos. Para começar, responda a algumas perguntas simples sobre você e seus objetivos com o questionário. Em seguida, o Assistente do Genius fará algumas recomendações sobre como terminar de personalizar as perguntas e o layout. Quando estiver tudo pronto para enviar, também recomendamos os melhores tipos e opções de coletor para seu questionário.

 

2. Adicionar perguntas e páginas

Após criar o questionário, use a barra lateral esquerda para adicionar suas próprias perguntas ou escolha perguntas pré-elaboradas do nosso Banco de perguntas. Use as configurações de perguntas para personalizá-las ainda mais.

Se o seu questionário for longo, separe-o em várias páginas. O uso de diferentes páginas ajuda a organizá-lo em seções, facilitando também a resposta. Além disso, ao avançar as páginas, as respostas anteriores são salvas.

Se você usar um modelo, visualize o questionário para personalizar as perguntas e opções de resposta de forma mais relevante para seus objetivos. Por exemplo, é possível adicionar o nome de um produto específico ou da empresa sobre a qual você quer obter feedback. Além disso, é possível adicionar outras perguntas ou excluir as que não forem úteis.

 

3. Aplicar lógica

Após terminar de personalizar as perguntas e páginas, aplique uma lógica ao questionário. As lógicas proporcionam uma experiência mais personalizada para os respondentes, podendo ajudar a obter dados de melhor qualidade.

Por exemplo, é possível usar a lógica de ramificação de pergunta para controlar quais perguntas os respondentes verão em seguida dependendo das respostas fornecidas a perguntas anteriores. Também é possível usar a aleatoriedade de perguntas para reduzir o possível viés de ordem com o qual as perguntas são exibidas.

 

4. Personalizar o layout

Ao concluir suas perguntas e lógicas, você pode personalizar a aparência do questionário com nossas opções de layout e exibição. Por exemplo, é possível exibir ou ocultar elementos da página do questionário, adicionar um logotipo ou criar um tema personalizado.

 

5. Visualizar e enviar seu questionário

Sempre visualize seu questionário antes de enviá-lo aos respondentes para identificar qualquer erro ou problema de lógica. Quando estiver pronto para enviá-lo, crie um coletor para obter respostas.

 

Obtenha respostas