m

Como criar um questionário

A SurveyMonkey facilita a criação de um questionário do zero ou com base em um modelo. Basta seguir os passos abaixo para começar.

Para criar e enviar um questionário:

  1. Criar um questionário
  2. Adicionar perguntas e páginas
  3. Aplicar lógica
  4. Personalizar o layout
  5. Visualizar e enviar seu questionário

§ Criar um questionário

Para criar um questionário, clique em Criar questionário, no canto superior direito da sua conta e escolha uma destas opções: Começar do zero, copiar um questionário existente ou procurar questionários e modelos.

Começar do zero

Depois de dar um nome ao seu questionário, comece com uma página em branco na qual pode incluir suas perguntas e usar as ferramentas da barra lateral esquerda para criar seu questionário.

Se você selecionar Minhas perguntas já foram criadas quando começar, copie e cole as perguntas do questionário que já estão prontas e inclua todas no questionário de uma só vez.

 

Copiar questionário existente

É possível criar uma cópia de um questionário que já existe na sua conta. Assim, você não precisa começar do zero nem editar questionários anteriores enviados que já têm respostas registradas.

As perguntas, lógica, tema e outras configurações do layout do questionário são transferidos para a cópia, mas é necessário criar um novo coletor para enviar seu questionário.

 

É fácil fazer uma busca em todos os seus questionários anteriores, modelos de questionário para equipes ou modelos de questionário de especialistas elaborados pelos metodologistas da SurveyMonkey.

Clique em qualquer questionário ou modelo para visualizar as perguntas dele. Os modelos de especialistas também apresentam um resumo do questionário, e os questionários anteriores enviados mostram um resumo dos resultados.

ë Adicionar perguntas e páginas

Após criar o questionário, comece a adicionar as perguntas na barra lateral esquerda. É possível adicionar vários tipos de pergunta na seção EDITOR da barra lateral ou escolher uma pergunta pré-elaborada do Banco de perguntas. Depois de adicionar uma pergunta, dê uma olhada nas guias "Editar" e "Opções" para personalizá-la.

Caso seu questionário seja longo, divida-o em várias páginas. Os respondentes observarão o progresso conforme alcançarem uma nova página. Isso pode ajudar a organizar o questionário em seções lógicas.

Caso você tenha começado com um modelo, revise o questionário e veja se é possível personalizá-lo. A maioria de nossas perguntas pré-elaboradas permite que determinadas partes do texto da pergunta sejam personalizadas, para garantir que ela seja relevante para o seu questionário. Além disso, é possível adicionar perguntas extras ou remover aquelas que não forem úteis.

í Aplicar lógica

Após adicionar as perguntas e páginas, aplique lógica ao questionário. Oferecemos várias opções de lógica que podem ser usadas para controlar o comportamento do seu questionário e aprimorar a qualidade dos dados.

Por exemplo, é possível usar a Lógica de ramificação de pergunta para controlar o caminho dos respondentes com base nas respostas fornecidas por eles a perguntas anteriores. Você também pode usar a Aleatoriedade de perguntas para reduzir o viés.

ì Personalizar o layout

Quando a estrutura do questionário estiver pronta e a lógica estiver funcionando, é possível personalizar a aparência dele com as opções de layout e exibição. É possível exibir ou ocultar elementos da página do questionário, adicionar um logotipo e criar um tema personalizado.

î Visualizar e enviar seu questionário

Sempre visualize seu questionário antes de enviá-lo aos respondentes, para identificar qualquer erro ou problema de lógica. Quando estiver pronto para enviá-lo, crie um coletor para obter respostas.

DICA! Consulte o Guia para elaborar seu questionário para um passo a passo visual que apresenta as ferramentas de elaboração.

Obtenha respostas