m

Ramificação avançada

RECURSO PAGO: A Ramificação avançada está disponível apenas em alguns planos pagos. Veja se ela está incluída em seu plano.

Ela permite personalizar o comportamento de seu questionário com base em várias condições.

  • Crie condições com base nas respostas de um respondente, os dados personalizados de "Contatos" e variáveis personalizadas. Quando os critérios definidos nas suas condições são cumpridos, você pode direcionar os respondentes para pontos futuros do questionário, exibir ou ocultar perguntas, exibir ou ocultar páginas ou invalidar perguntas e personalizar a mensagem de erro.
  • Adicione lógica de ramificação incondicional a uma página para que o respondente seja encaminhado para uma página posterior do questionário.

Por exemplo, é possível desqualificar respondentes que responderem uma série de perguntas de uma forma específica para filtrar aqueles que não forem relevantes para os objetivos do seu questionário. Também é possível mostrar ou ocultar uma página do questionário com base no endereço de email do respondente.

DICA! É melhor aplicar a Ramificação avançada depois de terminar a elaboração do questionário.

Pular para...

Requisitos do questionário

Antes de adicionar uma Ramificação avançada ao seu questionário, é importante saber com base em que dados é possível criar condições e que tipos de coletores são necessários para que tudo funcione sem problemas.

Dados
Descrição
Tipos de coletores compatíveis
PerguntasQualquer tipo de pergunta que colete dados (exceto Texto, Imagem, Teste A/B de texto e Teste A/B de imagem). Para perguntas com várias linhas, especifique a linha em que se baseia a condição.Todos os tipos de coletores
Dados de contatoOs dados personalizados sobre seus respondentes armazenados em "Contatos". Por exemplo: Email, Nome, Sobrenome, Personalizado 1, etc.

 

Convite por email
Variáveis personalizadasOs valores das variáveis personalizadas do URL do questionário.Link

 

Como adicionar Ramificação avançada

Para adicionar uma Ramificação avançada ao seu questionário:

  1. Na seção "Elaborar questionário", acesse a a página em que você deseja adicionar uma lógica.
  2. Clique em Lógica de página, na parte superior da página.
  3. Selecione Lógica de ramificação avançada.
  4. Clique em + NOVA REGRA.
  5. Defina as condições e as ações da regra. É possível adicionar outras regras depois de salvar essa.
  6. Clique em Salvar regra.
  7. Clique em Aplicar.
DICA! Se você adicionar mais de uma regra, consulte a seção Como usar várias regras abaixo para saber mais.

 

Como usar várias regras

Tipos de regras

A guia "Lógica de ramificação avançada" se divide em duas seções nas quais é possível configurar os três diferentes tipos de regras.

Seção
Tipo de regra
Descrição
Regras de ramificação avançadaRegra de Ramificação avançadaUma regra composta por uma condição e uma ação.
Regras de ramificação avançadaRegra de Ramificação condicionalUma regra composta por uma condição e uma ação de ramificação, especificamente. Consulte uma lista completa de ações na seção Condições e ações.
Caso nenhuma outra regra de ramificação seja aplicável, pule para esta página...Regra de Ramificação incondicionalUma regra incondicional composta por apenas uma ação.
Ordem das regras e conflitos

Quando um respondente envia uma página de seu questionário, todas a regras da página são avaliadas de cima para baixo. Se você usar vários tipos de regras juntas, a seguinte hierarquia será aplicada:

Regra de Ramificação avançada > Regra de Ramificação condicional > Regra de Ramificação incondicional

Se duas ou mais regras do mesmo tipo forem conflitantes, será aplicada a primeira regra da lista e todas as outras em conflito com essa serão ignoradas.

Como usar a Ramificação avançada com Lógica de ramificação de pergunta
Embora seja possível usar a Lógica de ramificação de pergunta e a Ramificação avançada no mesmo questionário, sugerimos usar somente a Ramificação avançada, para que você possa gerenciar toda a sua lógica em um só lugar e evitar conflitos.

Se você usar a Lógica de ramificação de pergunta e a Lógica de Ramificação avançada juntas e houver um conflito entre os dois tipos, a seguinte hierarquia será aplicada:

Regra de Ramificação avançada > Regra de Ramificação condicional > Lógica de ramificação de pergunta > Regra de Ramificação incondicional.

Por exemplo, se você tiver uma regra de Ramificação avançada e uma Lógica de ramificação de pergunta com base na mesma condição, a regra de Ramificação avançada terá prioridade.

 

Condições e ações

Criar regras é tão fácil quanto criar frases lógicas com base nas perguntas do seu questionário ou em informações sobre seu respondente. Todas as regras consistem em duas partes: uma condição e uma ação.

É possível criar regras com base nos objetos a seguir. Lembre-se de que alguns objetos funcionam apenas ao usar certos tipos de coletor para enviar seu questionário.

Condições

As condições definem os campos que você quer usar como base para sua regra e como você deseja que avaliemos esses campos. As condições consistem em três partes:

Parte
Descrição
Exemplo
AssuntoOs dados nos quais você deseja basear a regra.P4: Qual é sua idade?
OperadorDiga-nos como avaliar o valor do objeto para tornar a condição verdadeira. É possível usar vários operadores diferentes para definir a relação entre o objeto e o valor.é um dos
ValorO valor do objeto no qual você está baseando a regra. Ele pode ser a opção de resposta selecionada pelo respondente, a resposta aberta que ele digitar no questionário ou os dados em Contatos ou Variáveis personalizadas que já temos sobre ele.17 ou menos
De 18 a 20
De 21 a 29

Como adicionar várias condições a uma regra

É possível adicionar várias condições a uma regra e usar os operadores booleanos OU ou E para definir a relação entre as condições.

Em uma mesma regra de ramificação avançada, é possível usar todos os operadores E ou todos os operadores OU, mas não é possível combiná-los.

O operador booleano NÃO não está disponível.

Ações

As ações definem o que o questionário deve fazer se as condições forem cumpridas.

Há dois tipos de ações: Ações de ramificação e Outras ações. "Ações de ramificação" permitem transportar os respondentes para um ponto posterior no questionário no qual as condições de sua regra são cumpridas. "Outras ações" permitem mostrar ou ocultar perguntas e páginas ou invalidar perguntas quando condições específicas são cumpridas.

Tipo de regra
Ação
Descrição
Ação de ramificaçãoPular para uma páginaTransportar o respondente para uma página posterior do questionário.
Ação de ramificaçãoSair do blocoTransportar o respondente para o próximo bloco disponível, se a Aleatoriedade de blocos estiver sendo aplicada. Se um bloco não estiver disponível, o respondente será transportado para a próxima página disponível.
Ação de ramificaçãoConcluir questionárioTransportar o respondente para a opção Página de conclusão do questionário. A resposta é marcada como COMPLETA quando você visualiza sua resposta individual
Ação de ramificaçãoDesqualificar respondenteTransportar o respondente para a página de desqualificação definida nas opções do coletor. A resposta é marcada como DESQUALIFICADA quando você visualiza sua resposta individual.
Outras açõesOcultar perguntaOcultar uma pergunta em uma página posterior do questionário. As perguntas são mostradas até que as condições sejam cumpridas.
Outras açõesMostrar perguntaMostrar uma pergunta em uma página posterior do questionário. As perguntas ficam ocultas até que as condições sejam cumpridas.
Outras açõesOcultar páginaOcultar uma página posterior do questionário.
Outras açõesMostrar páginaMostrar uma página posterior do questionário.
Outras açõesInvalidar perguntaInvalidar uma pergunta de uma página posterior ou da página atual e personalizar a mensagem de erro que o respondente receberá ao tentar prosseguir para a próxima página do questionário.

 

Como gerenciar as regras existentes

Para visualizar ou editar uma regra existente:

  1. Clique no ícone da Ramificação avançada « na parte superior da página para visualizar ou editar as regras aplicadas a ela.
  2. Clique na seta para baixo à direita de uma regra para editar, copiar, excluir ou mover essa regra.

Não é possível copiar ou mover regras para outra página do questionário.

DICA! Quando você salva uma regra, nós a convertemos em um script. Para entender o que uma regra existente significa, passe o mouse sobre o script para ver o que cada trecho representa.

 

Como visualizar e testar regras

A melhor maneira de testar a Ramificação avançada depende dos objetos nos quais você baseou suas regras.

No momento, não é possível relacionar as regras de ramificação avançada com seu questionário enquanto o testa. Também não é possível visualizar ou exportar um mapa da lógica que você aplicou em todo o questionário.

Como testar regras com base nas perguntas

Se todas as condições do questionário forem baseadas em perguntas e nas respostas dela, é possível visualizar o questionário na seção "Elaborar questionário" e testar os diferentes caminhos dele com base nas opções de resposta selecionadas.

Como testar regras com base em dados personalizados de "Contatos"

Se alguma de suas condições for baseada nos dados personalizados de "Contatos", a melhor maneira de testar seu questionário é criar um grupo em seus "Contatos" e enviar um Convite por email para esse grupo.

Quando você criar um grupo de teste, inclua endereços de email aos quais você tem acesso para testar. Ao adicionar dados personalizados a esses contatos, tenha um contato de teste para cada perfil em que você baseou suas regras de ramificação avançada. Por exemplo, se você usar o campo "Personalizado 1" para registrar o departamento de cada contato e baseou as regras de ramificação avançada em vários departamentos, crie um contato de teste que represente cada departamento.

Ao criar seu convite, insira tags de dados personalizados na mensagem para que você possa consultar os dados personalizados que deseja testar quando receber o email.

Quando terminar de testar, apague e exclua o coletor para remover os dados de teste do questionário.

Como testar regras com base em variáveis personalizadas

Se uma de suas condições for baseada em variáveis personalizadas, a melhor maneira de testar seu questionário é criar um link e editar as variáveis do URL para testar caminhos de lógica diferentes.

Permita várias respostas para poder testar o questionário várias vezes com variáveis diferentes.

 

Como analisar seus resultados

Seus resultados na seção "Analisar respostas" será como o de qualquer questionário normal. Se um respondente pulou uma pergunta ou página devido a uma ação de ramificação ou se uma pergunta foi ocultada de um respondente, as perguntas que eles não viram são marcadas como ignoradas na seção "Analisar respostas".

Não é possível visualizar ou exportar o caminho de lógica seguido por um respondente no questionário.

 

Perguntas comuns

Posso mostrar ou ocultar perguntas dinamicamente na mesma página?

Não, nós avaliamos as regras de ramificação avançada de uma página quando um respondente a envia. Por isso, só é possível mostrar ou ocultar perguntas de páginas posteriores.

Minhas regras serão atualizadas se eu excluir ou adicionar mais perguntas e páginas?

Se você excluir páginas, perguntas ou opções de resposta de seu questionário, as regras de ramificação avançada serão atualizadas automaticamente. Por isso, não é necessário voltar para atualizá-las manualmente. Por exemplo, se uma de suas regras for baseada na P1, e você adicionar uma nova pergunta antes dela se tornar a nova P1, a regra será atualizada dinamicamente para se referir à P2.

No entanto, recomendamos esperar para aplicar as regras de ramificação avançada até concluir a elaboração do questionário. É mais fácil aplicar a lógica se a organização do questionário estiver concluída.

Os valores diferenciam letras maiúsculas e minúsculas?

Sim, os valores não diferenciam letras maiúsculas e minúsculas.

Qual é a diferença entre a Ramificação avançada e a Lógica de ramificação de pergunta?

Enquanto a Lógica de ramificação de pergunta pode realizar somente uma ação com base em uma condição (a resposta a uma pergunta fechada), a lógica de ramificação avançada permite realizar várias ações com base em várias condições, inclusive condições baseadas em campos abertos.

A Ramificação avançada permite personalizar o comportamento de seu questionário com base nas respostas do respondente a uma ou mais perguntas, variáveis personalizadas ou dados personalizados de "Contatos".

Obtenha respostas