m

Pergunta do tipo Matriz/Escala de avaliação

Uma pergunta do tipo Matriz é uma pergunta fechada que solicita que os respondentes avaliem um ou mais itens de linha utilizando o mesmo conjunto de opções de coluna.

Uma pergunta do tipo Escala de avaliação, normalmente conhecida como Escala Likert, é uma variação da pergunta do tipo Matriz, que permite atribuir pesos a cada opção de resposta. Escalas de avaliação calculam automaticamente a média ponderada de cada opção de resposta na seção "Analisar os resultados".

Como criar uma pergunta do tipo Matriz/Escala de avaliação

DICA! Mantenha as opções de coluna curtas e evite criar muitas linhas e colunas. Matrizes grandes demais podem fazer com que os respondentes acelerem as respostas apenas para concluir a pergunta mais rapidamente.

Para adicionar esse tipo de pergunta:

  1. Arraste e solte a Matriz/Escala de avaliação no seu questionário da seção EDITOR, na barra lateral.
  2. Nos campos de linhas, insira os itens que você quer que os respondentes avaliem.
  3. Nos campos de colunas, insira as medidas que você quer que os respondentes utilizem para avaliar os itens de linha. As opções de coluna devem ser aplicáveis a cada item de linha.
  4. Configure as opções adicionais.
  5. Clique em Salvar.

Tornar esta pergunta uma escala de avaliação de uma única linha (remover as opções de resposta)

A seleção dessa opção executa três ações ao mesmo tempo:

  • Remove os campos de linha. É necessário inserir apenas o texto da pergunta e as opções de coluna.
  • Aplica a opção Usar pesos, de modo que uma média ponderada é calculada na seção "Analisar os resultados".
  • Habilita a opção de adicionar lógica de ramificação de perguntas para direcionar os respondentes a pontos mais adiante no questionário com base nas opções de resposta escolhidas.

Permitir várias respostas por linha (utilizar caixas de seleção)

Utilize caixas de seleção para permitir que os respondentes selecionem mais de uma opção de resposta por linha.

Usar pesos

Atribua um peso para cada coluna, transformando a pergunta em uma Escala de classificação ou Escala Likert com várias linhas.

  • Adicionar uma coluna N/A: Adicione uma coluna com a opção "N/A", que os respondentes podem selecionar caso nenhuma das outras opções se aplique a eles. As respostas dos respondentes que selecionarem a opção "N/A" não serão consideradas ao calcular a média de avaliação. Essa opção será exibida apenas se você usar pesos.

Classificação forçada (uma resposta por coluna)

Permite que os respondentes selecionem apenas uma opção por coluna. Solicita que os respondentes comparem as opções de linha entre si, de forma semelhante a uma Pergunta de avaliação. Esta opção só será exibida se for permitida apenas uma resposta por linha.

Outras opções

Nas guias Editar, Opções e Lógica, é possível personalizar ainda mais a pergunta das seguintes maneiras:

Saiba mais: Como editar perguntas

 

Comportamento do questionário

Antes de enviar seu questionário, visualize e teste o layout para ver qual será a aparência para os respondentes.

Dependendo do tamanho da tela do respondente, perguntas grandes do tipo Matriz/Escala de avaliação com várias colunas podem exigir que o respondente role a página para a direita para ver todas as opções de colunas disponíveis. A manutenção de perguntas do tipo Matriz/Escala de avaliação curtas e simples pode aumentar as taxas de conclusão. Leia mais sobre o efeito dos tipos de pergunta sobre as taxas de conclusão de questionários móveis ou não móveis em nosso blog: Como manter os respondentes do seu questionário satisfeitos também no ambiente móvel

Se você exigir que os respondentes respondam a um número ou intervalo específico de linhas, não se esqueça de personalizar a mensagem de erro para refletir essa exigência, a fim que os respondentes saibam como responder à pergunta de forma correta.

Caso você tenha selecionado a opção Classificação forçada (uma resposta por coluna), os respondentes só poderão aplicar cada opção de coluna a um único item de linha. Se um respondente tentar selecionar a mesma opção de coluna para outra linha, a seleção anterior desaparecerá.

Como analisar os resultados

Seus resultados serão apresentados em uma tabela com as perguntas ou declarações embaixo da primeira coluna e as opções de resposta na primeira linha.

Veja exemplos de resultados (somente em inglês) »

Avaliação média

Caso você tenha habilitado a opção Usar pesos ou Tornar esta pergunta uma escala de avaliação de uma única linha ao criar a pergunta, também será exibida a avaliação média de cada pergunta ou afirmação avaliada pelos respondentes.

Se necessário, é possível alterar o peso de cada opção de resposta na seção "Elaboração" do questionário, mesmo após o questionário ter coletado respostas.

A média de avaliação é calculada conforme a seguir, onde:

w = peso da opção de resposta
x = contagem de respostas por opção de resposta

x1w1 + x2w2 + x3w3 ... xnwn

Total

Caso você opte por incluir uma coluna "N/A" na sua pergunta do tipo Escala de avaliação, as respostas N/A fornecidas pelos respondentes não serão consideradas no cálculo da média ponderada.

Exemplo

Para este exemplo, utilizaremos uma pergunta do tipo Escala de avaliação de cinco pontos. Os pesos atribuídos a cada opção de resposta são mostrados entre parênteses:

As responsabilidades são compartilhadas de forma justa entre os membros da sua equipe.

Discordo totalmente (1)
Discordo (2)
Não concordo nem discordo (3)
Concordo (4)
Concordo totalmente (5)

Após coletar respostas ao questionário, os resultados ficarão mais ou menos assim.

 Discordo totalmenteDiscordoNão concordo nem discordoConcordoConcordo totalmenteTotalAvaliação média
As responsabilidades são compartilhadas de forma justa entre os membros da sua equipe.20,45%
9
27,27%
12
20,45%
9
11,36%
5
20,45%
9
442,84

A avaliação média de 2,84 indica que o sentimento médio entre os respondentes é que as responsabilidades não são compartilhadas de forma justa entre os membros da equipe. A avaliação média foi calculada conforme a seguir:

(9*1) + (12*2) + (9*3) + (5*4) + (9*5)

44

125/44 = 2,84

Gráficos

A opção de exibição Profundidade permite escolher entre as seguintes opções:

  • Média ponderada: Traça um gráfico com a avaliação média de cada opção de resposta.
  • Distribuição: Traça um gráfico com o número absoluto ou a porcentagem de respondentes que selecionaram cada opção de resposta.

Os tipos de gráfico disponíveis dependem do tipo de pergunta e das opções de exibição configuradas. Saiba mais: Gráficos personalizados e tabela de dados

Uma pergunta do tipo Matriz é um conjunto de perguntas ou afirmações que compartilham um conjunto de opções de resposta. Esse tipo de pergunta é disposto na forma de tabela ou grade. Uma pergunta do tipo Escala de avaliação (como uma Escala Likert) atribui pesos a cada opção de resposta.

Obtenha respostas