m

Como compartilhar questionários no Messenger do Facebook

Pular para...

 

Como funciona

É possível criar questionários breves e simples e compartilhá-los diretamente no Messenger do Facebook. As pessoas respondem ao questionário em um bate-papo com a SurveyMonkey no Messenger. Isso significa que não é preciso sair do Facebook para responder, o que melhora ainda mais a taxa de resposta.

2 Crie seu questionário no Messenger ou na SurveyMonkey

2 Compartilhe seu questionário em uma mensagem direta ou publique um link

2 As pessoas respondem ao questionário em um bate-papo do Messenger

2 Acesse seu questionário ou coletor, ou analise os resultados na SurveyMonkey

 

Como criar um questionário

Antes de começar, escolha onde você quer criar seu questionário: no Messenger ou na SurveyMonkey. Independentemente de onde você criar o questionário, é possível compartilhá-lo no Messenger, e encontrá-lo e editá-lo na SurveyMonkey, a qualquer momento.

Se você estiver criando um questionário na SurveyMonkey, não deixe de consultar os tipos de perguntas e configurações compatíveis.

Etapas do Messenger

Para criar um questionário no Messenger, abra o bate-papo com o bot da SurveyMonkey. Os bots para Messenger são parecidos com os aplicativos para smartphones. As empresas podem criar bots para o Messenger com diferentes fins, como confirmar reservas de hotéis ou enviar recibos de uma compra recente. O bot da SurveyMonkey permite criar, compartilhar e responder a questionários no Messenger.

Como adicionar perguntas

Para adicionar perguntas:

  1. Entre no Messenger. Abra um bate-papo com a SurveyMonkey e diga “oi” ou toque em Começar. O bot responderá imediatamente e guiará você passo a passo.
  2. Depois de fazer login na SurveyMonkey pelo Messenger, digite o nome do seu questionário.
  3. Toque no tipo de pergunta que você quer adicionar.
    • Para uma pergunta de múltipla escolha, digite o texto da pergunta e pressione "Enter". Em seguida, adicione opções de resposta, separadas por vírgula, e pressione “Enter”.
    • Para uma pergunta aberta, digite o texto da pergunta e pressione "Enter".
    • Para uma pergunta do Net Promoter Score, toque na opção que você quer avaliar.
    • Para uma pergunta de avaliação, digite o texto da pergunta e pressione "Enter". Em seguida, toque na escala de avaliação da pergunta e toque no símbolo que preferir.
  4. Quando terminar de adicionar perguntas, escolha Terminei de criar, no menu. É possível Visualizar ou Editar a pergunta que acabou de criar.

Como adicionar uma introdução, recomeçar ou compartilhar

Quando terminar de adicionar todas as perguntas, há outras opções:

  • Adicionar uma introdução: Essa é sua chance de contar sobre o que se trata o questionário. Essa introdução será exibida assim que o questionário for aberto.
  • Recomeçar do zero: Essa é uma boa opção se você cometer um erro e quiser recomeçar do zero com um novo questionário. Se você recomeçar, o questionário antigo será salvo na conta da SurveyMonkey.
  • Estou pronto para compartilhar: Isso conclui seu questionário e fornece um link para compartilhá-lo.
DICA! Para editar o questionário, faça login na sua conta SurveyMonkey e gerencie-o.

Mensagens de erro e limites de caracteres

Se você digitar um texto e aparecer uma mensagem de erro, faremos o possível para explicar a causa do erro pelo bate-papo. Basta inserir um novo texto para substituir o outro não aceito.

Quanto menos perguntas você fizer, melhor será a experiência com o Messenger. Use no máximo 10 opções de resposta por pergunta, e mantenha o texto da pergunta com no máximo 640 caracteres e o texto da opção de resposta com no máximo 20 caracteres.

Se tiver problemas para criar questionários no Messenger, verifique se você tem a versão mais recente do Messenger instalada, exclua sua conversa do bate-papo e tente novamente.
Etapas da SurveyMonkey

Faça login na SurveyMonkey e crie um questionário usando o modelo para Messenger do Facebook. É possível editar as perguntas do modelo, excluí-las ou incluir as suas próprias.

No momento, o modelo só está disponível para clientes que usam a conta em inglês. Se esse não for o seu caso, é possível criar um questionário do zero usando perguntas compatíveis.

Seja breve e simples

Quanto menos perguntas você fizer, melhor será a experiência com o Messenger. Use no máximo 10 opções de resposta por pergunta, e mantenha o texto da pergunta com no máximo 640 caracteres e o texto da opção de resposta com no máximo 20 caracteres. Não aplique as configurações de perguntas especiais ou lógica de questionário.

Use perguntas compatíveis

Apenas as perguntas de Múltipla escolhaCaixa única de textoCaixa de comentárioNet Promoter® ScoreTextoAvaliação com estrelas funcionam no Messenger. As perguntas de múltipla escolha só podem ter uma resposta. Não use caixas de seleção.

Desabilite as opções e a lógica do questionário

As opções e a lógica de questionário podem gerar erros no Messenger. Para desabilitar as configurações de opções e lógica, siga as etapas abaixo:

  • Para cada pergunta do questionário, clique na guia Editar, desmarque as configurações e salve.
  • Para cada pergunta do questionário, clique na guia "Opção", desmarque as configurações e salve.
  • No menu LÓGICA, desabilite todas as lógicas do questionário. As alterações são salvas automaticamente.

Não é necessário desativar as configurações de elaboração nos menus OPÇÕES ou TEMAS. No entanto, o Facebook controla a aparência do Messenger, portanto, as configurações aplicadas aqui não são reproduzidas.

 

Como compartilhar um questionário

É possível copiar e compartilhar um link em uma mensagem direta com algumas pessoas ou usar o link para criar um post no Facebook. É possível personalizar o post como você quiser, publicá-lo na sua linha do tempo e compartilhá-lo com amigos diretamente pelo Messenger usando as opções de compartilhamento do Facebook.

Independentemente de como você compartilha o link, ao abrirem-no, as pessoas serão encaminhadas para um bate-papo no Messenger com a SurveyMonkey para responder ao questionário.

Encontre mais informações na seção abaixo, de acordo com o local de criação do seu questionário.

Etapas do Messenger

Depois de criar seu questionário, escolha Estou pronto para compartilhar, no menu, para obter o link. Copie e compartilhe o link em uma mensagem direta ou publique-o onde quiser.

Esse link pode ser encontrado novamente pesquisando o seu histórico de bate-papo com a SurveyMonkey no Messenger ou gerenciando seu questionário na SurveyMonkey.

Etapas da SurveyMonkey

Como obter seu link

Para compartilhar o questionário no Messenger:

  1. Vá até a seção Coletar respostas do seu questionário.
  2. Crie um novo coletor e escolha Compartilhar no Messenger. Se essa opção não for exibida, solicite o recurso.
  3. Verificar seu questionário para garantir que ele cumpre com os requisitos de elaboração. Se você editar o questionário depois de verificá-lo, é necessário verificá-lo novamente para garantir que esteja tudo correto.
  4. Escolha suas opções de coletor.
  5. Clique no botão verde Messenger para compartilhar seu questionário em uma mensagem direta. Uma nova janela é exibida, na qual é possível inserir os amigos com os quais você quer compartilhar o link do questionário. Também é possível copiar e compartilhar um link para o seu questionário. Em qualquer caso, ao abrirem o link, as pessoas serão encaminhadas para o Messenger para responderem ao questionário.
No momento, há um problema com o anexo de imagem, exibido automaticamente (desta forma no desktop e desta forma em dispositivos móveis) no Facebook ao colar o link em um post. Ao clicar ou tocar no anexo da imagem no feed de notícias, o questionário não abre no Messenger. Remova o anexo de imagem do seu post. Dessa forma, as pessoas clicarão no link do texto do seu post, não na imagem.

 

Como gerenciar um questionário

Siga qualquer uma das etapas abaixo para gerenciar seu questionário, independentemente se ele tiver sido criado na SurveyMonkey ou no Messenger.

Quando você bate papo com a SurveyMonkey para criar um questionário no Messenger, nós também o salvamos na sua conta da SurveyMonkey para que você possa visualizá-lo ou corrigir algum erro, se houver. Porém, se você estiver editando o questionário, não deixe de consultar as diretrizes de elaboração.

Também criamos um coletor do Messenger do Facebook para o questionário (encontrado na seção "Coletar respostas", do seu questionário), no qual é possível verificar seu questionário e editar as opções do coletor.

Como verificar um questionário

Antes de compartilhar seu questionário, verifique no coletor se ele está otimizado para o Messenger. Essa verificação garante que o questionário seja breve, simples e não tenha nenhum recurso de elaboração ou lógica que gere problemas ou não funcione no Messenger. Consulte os requisitos de elaboração.

DICA! Se você precisar usar perguntas ou configurações específicas no seu questionário que não funcionam no Messenger, tente enviá-lo com um tipo de coletor diferente.
Como testar um questionário

Ao compartilhar um questionário no Messenger, a experiência de responder ao questionário ocorre diretamente no Messenger. Por isso, o modo Visualizar e testar na SurveyMonkey não mostra como será a aparência do questionário.

Para testar como o questionário funciona no Messenger:

  1. Siga as etapas para compartilhar na SurveyMonkey.
  2. Cole o link em uma mensagem direta para você mesmo.
  3. Abra sua conta do Messenger e responda ao questionário.
  4. Quando terminar, apague suas respostas na SurveyMonkey.
Opções do coletor

No coletor do Messenger do Facebook, você verá algumas opções do coletor. Essas opções funcionam de maneira diferente no Messenger em comparação a outros tipos de coletores, e algumas opções comuns não estão disponíveis.

Opções disponíveis

  • Resultados imediatos: Mostre aos respondentes os últimos resultados assim que terminam de responder ao questionário. Os resultados imediatos só aparecem para as perguntas de múltipla escolha. As respostas de caixa única de texto ou de caixa de comentário não exibem essa opção.
  • Data e hora de corte: Encerre automaticamente seu questionário em uma data e hora específica. Quando chegar essa data, as pessoas verão uma mensagem de questionário expirado no Messenger. Não é possível personalizar essa mensagem.
  • Limites de respostas: Encerre seu questionário após receber um número específico de respostas. Quando esse limite é alcançado, as pessoas veem uma mensagem de questionário expirado no Messenger. Não é possível personalizar essa mensagem.
  • Tornar anônimo: Oculte o nome e o sobrenome do respondente do Facebook para que não sejam associados aos resultados.

Opções indisponíveis

  • Várias respostas: Elas são habilitadas; não é possível desabilitá-las. Se alguém que já respondeu o questionário o abrir novamente, é possível enviar uma nova resposta. Se essa pessoa ainda não respondeu ao questionário, será necessário terminar de respondê-lo antes de refazê-lo.
  • Todas as outras opções não enumeradas não estão disponíveis para os coletores do Messenger do Facebook.
Como publicar um questionário novamente

É possível reenviar o questionário aos seus amigos do Facebook ou publicar o link dele novamente a qualquer momento. Não é preciso criar um novo coletor do Messenger do Facebook para isso.

Para publicar um questionário novamente:

  1. Vá até a seção Coletar respostas do seu questionário na SurveyMonkey.
  2. Clique no nome do seu coletor do Messenger existente.
  3. Copie e compartilhe o link do seu questionário.
Como encerrar um questionário

Se você decidir que não quer mais que os respondentes acessem ou respondam ao questionário, feche o coletor do Messenger do Facebook criado ao compartilhar o questionário.

 

Resultados, dados e privacidade de questionários

Analisar respostas

Todas as respostas são armazenadas na seção Analisar respostas do seu questionário na SurveyMonkey. Todas as respostas são vinculadas ao nome e ao sobrenome do respondente no Facebook para ajudar a rastreá-las.

Política de Privacidade

Todas as respostas são vinculadas ao nome e ao sobrenome do respondente no Facebook. No momento, não é possível tornar o questionário anônimo. Para entender como a SurveyMonkey lida com as informações pessoais dos respondentes, consulte nossa Política de Privacidade.

Como as pessoas respondem ao questionário no Messenger, o Facebook pode ter acesso às respostas. Consulte a Política de dados do Facebook para obter informações adicionais.

Contas habilitadas para HIPAA

Se você tiver uma conta compatível com a norma HIPAA, não é possível compartilhar questionários no Messenger. Isso garante que todos os dados permaneçam seguros na SurveyMonkey. Se você compartilhar um questionário no Messenger e depois habilitar a norma HIPAA na sua conta, encerraremos todos os coletores do Messenger de maneira definitiva e desvincularemos suas contas que estiverem vinculadas.

 

Perguntas comuns

Por que o Messenger informa que meu questionário está fechado?

O Messenger informa que seu questionário está fechado por um destes motivos:

  • O questionário não cumpre com os requisitos de elaboração e não está otimizado para o Messenger.
  • O proprietário do questionário encerrou o coletor.

Caso queira abrir seu questionário no Messenger, verifique o questionário: veja se o status do coletor está aberto e se as opções do coletor não estão fechando seu questionário.

Por que o bot da SurveyMonkey está travado?

Se o bot de bate-papo da SurveyMonkey travar ou repetir que ocorreu um erro, exclua sua conversa e verifique se você está usando a versão mais recente do Messenger.

Para excluir o bate-papo:

  1. Acesse sua conversa com o bot da SurveyMonkey.
  2. Clique em à direita do nome do bot.
  3. Selecione Excluir.
  4. Selecione Excluir para confirmar.

 

É possível criar um questionário para as pessoas responderem no Messenger. As pessoas podem bater papo com o bot da SurveyMonkey para responder às perguntas do questionário, e os resultados são registrados em sua conta da SurveyMonkey.

Obtenha respostas