m

Como adicionar destinatários a convites por email

Saiba como adicionar destinatários a um Convite por email para enviar seu questionário por email. Também é possível importar contatos diretamente para seus Contatos da SurveyMonkey e usá-los em convites por email.

Pular para...

 

Como adicionar destinatários

Copiar e colar endereços de email

É possível digitar ou copiar e colar uma lista de endereços de email diretamente no campo Enviar para. Basta inserir os endereços de email e pressionar “Enter”.

Como adicionar destinatários

Para adicionar destinatários usando um método de importação:

  1. Clique no botão Adicionar destinatários no canto superior direito da mensagem.
  2. Escolha um método de importação (descrito em mais detalhes abaixo).
  3. Dê um nome para o grupo (os endereços de email serão armazenados em seus Contatos).
  4. Decida o que você deseja fazer se alguém já existir em seus Contatos. É possível atualizar as informações de contato associadas ao endereço de email com as informações da importação atual ou ignorar as informações de contato para que as informações já existentes permaneçam inalteradas.
  5. Clique em Adicionar.
  6. Leia a seção abaixo caso encontre algum erro.

Limites de destinatários e mensagens

Há um limite de destinatários e mensagens você pode enviar em um dia: Como enviar e importar, e limites de caracteres

 

Métodos de importação

Lista manual (copiar e colar simples)

Você pode copiar e colar uma lista simples de endereços de email usando a opção de importação manual.

Diretrizes: Cada endereço de email precisa estar em uma linha separada.

Exemplo:
roberto@email.com
joana@email.com
margarida@email.commaria@email.com
patricia@email.com

Lista manual (copiar e colar avançado)

Você pode copiar e colar uma lista de endereços de email, nomes e dados personalizados usando a opção de importação manual.

Se você estiver usando uma cidade e um estado (por exemplo, Campinas, São Paulo), dois campos serão criados.

Se as vírgulas forem muito confusas, é possível simplesmente copiar e colar as linhas da sua planilha na caixa.

Diretrizes: Cada endereço de email precisa estar em uma linha diferente, com os campos separados por vírgulas. Se você não tiver informações para um dos campos, deixe-o em branco. É necessário inserir o endereço de email primeiro: Email, Nome, Sobrenome, Personalizado 1, Personalizado 2, etc.

Exemplo: Veja um exemplo de lista com email, nome, sobrenome, três campos personalizados (idade, sexo e sabor de sorvete favorito). Nós não temos a idade de Joana, não temos a idade e o sexo de Patricia, e não sabemos o sabor de sorvete favorito da Margarida. Por isso, deixaremos esses campos em branco:

roberto@email.com, Roberto, Teixeira, 39, masculino, chocolate
joana@email.com, Joana, Souza, , feminino, morango
margarida@email.com, Margarida, Silva, 33, feminino,
patricia@email.com, Patricia, Lima, , , pistache

Planilha CSV

Crie uma planilha com o email, o nome e os dados personalizados das pessoas em um aplicativo como o Excel, Numbers ou Planilhas Google e baixe-a como CSV para carregá-la na SurveyMonkey.

Diretrizes: Cada contato precisa estar em uma linha diferente na planilha. Se você não tiver os dados de um contato, deixe a célula em branco. Remova a linha de cabeçalho da planilha antes de importá-la. Coloque as colunas nesta ordem com o endereço de email na primeira coluna: Email, Nome, Sobrenome, Personalizado 1, Personalizado 2, etc.

Exemplo:
Baixe um exemplo de CSV

Importação de email
  • É possível usar o Gmail, Yahoo! Mail, LinkedIn, Office 365 ou Outlook.com para importar todos os seus contatos. Se você fizer alterações nos contatos na sua conta de email, eles não serão afetado na SurveyMonkey (sua conta da SurveyMonkey não é sincronizada com esses aplicativos).
  • Para adicionar somente contatos ou importar contatos de outro provedor de email ou site, acesse sua conta de email e exporte os contatos desejados para um arquivo CSV. Em seguida, importe esse arquivo para a SurveyMonkey. Para obter instruções sobre como exportar seus contatos para um arquivo CSV, procure a Central de Ajuda do seu provedor de email.
  • O Outlook.com, serviço de email da web gratuito anteriormente conhecido como Hotmail.com é diferente do aplicativo de email Microsoft Office Outlook. Para importar contatos do Microsoft Office Outlook, primeiro, exporte seus contatos para um arquivo CSV, depois, importe esse arquivo. Ou pergunte para seu departamento de TI se o aplicativo do Outlook está vinculado ao Office 365.

 

Erros de email inválido

Se você vir um erro sobre emails inválidos ou que “ocorreu um erro” ao tentar enviar ou agendar uma mensagem, isso significa que você pode ter:

  • Adicionado endereços de email duplicados
  • Incluído destinatários que cancelaram o recebimento ou cujo cliente de email devolveu a mensagem
  • importado uma lista de contatos não formatada corretamente

Emails duplicados

Os questionários só podem ser respondidos uma vez por endereço de email. Por isso, se você já enviou um convite para alguém, não será possível reenviar o questionário usando a opção Convidar mais. Nesse caso, envie um lembrete.

Além disso, não envie para um Listserv, uma lista de distribuição ou um alias de email (somente uma pessoa da lista poderia responder ao questionário). Adicione os emails da lista individualmente.

Se você quiser que alguém responda ao questionário mais de uma vez, crie outro coletor de Convite por email.

Emails descadastrados ou devolvidos

Não é possível enviar mensagens para endereços descadastrados ou cujo envio foi devolvido: Peça para o destinatário reativar o recebimento se quiser responder ao seu questionário. Em seguida, crie outro coletor de convite por email para enviar o questionário para essa pessoa. O coletor antigo continuará indicando-a como descadastrada ou como mensagem devolvida.

É possível procurar por emails descadastrados ou devolvidos na guia Destinatários, na coluna Enviados.

Erros de contatos e planilha

Se você importou ou adicionou uma lista de contatos não formatada corretamente, não conseguirá enviar a mensagem. Veja estas dicas de como corrigir os erros e tente adicionar os destinatários novamente.

  • Se você estiver importando uma planilha com mais de 2.500 linhas, divida-a em vários arquivos CSV com menos de 2.500 linhas cada e importe-os um de cada vez. Também é possível copiar e colar as linhas da planilha usando a opção de importação manual.
  • Exclua a linha de cabeçalho da planilha. A formatação da linha de cabeçalho pode causar erros.
  • Não se esqueça de usar um delimitador aceito para a planilha (dois pontos, ponto e vírgula, barra vertical, vírgula ou tabulação) e escolher uma codificação de caracteres Unicode (UTF-8 ou UTF-16).
  • Se sua planilha incluir caracteres asiáticos, verifique se a codificação de caracteres está configurada para o formato UTF-8.
  • Se você estiver usando um Mac, tente salvar o arquivo como MS-DOS separado por vírgulas (.csv). Acesse Arquivo > Salvar como > Formato.
  • Consulte Como enviar e importar, e limites de importação para saber mais sobre caracteres especiais e domínios personalizados.
  • Se você estiver copiando e colando uma lista de emails usando a opção de importação manual, verifique se o endereço de email está indicado antes de adicionar outras informações. Veja o exemplo acima.

 

Como editar destinatários

Emails agendados ou de rascunho

Você pode remover os destinatários dos rascunhos e emails agendados. Na guia "Visão geral", clique em Continuar para editar uma mensagem de rascunho ou clique em . à direita de uma mensagem agendada e selecione Editar mensagem.

Lembretes e agradecimentos

Ao uma mensagem de lembrete ou agradecimento, não carrega os destinatários do zero. Em vez disso, escolha entre as pessoas já convidadas.

Clique em Editar destinatários em qualquer mensagem de lembrete ou agradecimento para remover os destinatários. É possível remover até 1.000 destinatários.

Atualizar endereços de email ou dados personalizados

Para atualizar os dados de uma pessoa na guia “Destinatários”:

  1. Clique em seu nome de usuário no canto superior direito para acessar seus Contatos.
  2. Encontre o endereço de email, clique no contato para editar as informações e salve.
  3. Volte para o coletor de convite por email.
  4. Na guia Destinatários, você verá as novas informações. As novas mensagens enviadas usarão as informações atualizadas salvas em seus Contatos.
  5. Exporte os dados da guia Destinatários para usá-los ao analisar as respostas. Os dados de contato são usados nos resultados do questionário quando um destinatário envia a resposta. Por isso, eles não são atualizados ao fazer alterações em “Contatos”.
Mensagens enviadas

Se um destinatário solicitar seu direito ao esquecimento, o titular da conta precisa excluir todos os dados pessoais e de respostas do destinatário.

Para excluir um destinatário do coletor:

  1. Vá até a seção Coletar respostas do seu questionário.
  2. Abra o coletor de convite por email usado para enviar seu questionário.
  3. Clique na guia Destinatários.
  4. Clique no endereço de email do destinatário.
  5. Clique em Remover registro do destinatário.

Isso remove o destinatário do coletor de Convite por email. Ao receber uma solicitação de direito ao esquecimento, também recomendamos:

 

Contatos da SurveyMonkey

A SurveyMonkey não vende ou usa os endereços de email do seu contato, exceto para enviar seu questionário, conforme explicado em nossa Política de Privacidade.

Como gerenciar seus contatos

Para acessar sua lista de contatos da SurveyMonkey, faça login e clique no seu nome de usuário, no canto superior direito da conta. Em seguida, clique em Contatos.

O quê
Como
Criar um grupoNa parte inferior da barra lateral esquerda, clique em + Novo grupo. A adição de contatos a um grupo permite adicionar facilmente os contatos a um Convite por email. Basta digitar o nome do grupo no campo “Enviar para”.
Procurar por um contatoRole até o final da lista de contatos e use as setas para esquerda e direita para navegar.
Encontrar um contato específicoUse a barra de pesquisa no canto superior direito. É possível pesquisar pelos três primeiros caracteres em qualquer campo. No momento, não é possível pesquisar por domínio e não há pesquisa com curinga disponível.
Editar um contatoClique no endereço de email de um contato da lista. Será exibida uma pequena janela que permitirá fazer alterações. As alterações que você fizer em um contato serão aplicadas à guia “Destinatários” nos Convites por email existentes.
Excluir um contato

Acesse o grupo “Todos os contatos” e marque a caixa ao lado do endereço de email do contato que você deseja excluir. Há um botão acima de “Excluir permanentemente”.

Essa ação remove os dados de contato. Se foi enviado um convite para um questionário ao contato por email ou mensagem de texto, você também pode ter de excluir do coletor os dados do destinatário para remover completamente os dados pessoais de um destinatário.

Exportar contatos para um CSVClique na seta para baixo, à direita de um grupo, na barra lateral esquerda. O limite é de 10.000 contatos por exportação. Por isso, pode ser necessário organizar seus contatos em grupos menores e exportar os grupos separadamente.
DICA! É possível usar esses contatos para enviar Convites por email para as pessoas responderem ao seu questionário.

Colaboração em equipe

Os contatos são exclusivos da conta. Ao compartilhar questionários, só é possível enviar convites por email para endereços de email armazenados em seus “Contatos”. Não é possível acessar os contatos de outros membros da sua equipe.

É possível manter uma lista de contatos na SurveyMonkey e enviar Convites por email para esses contatos responderem a um questionário. Carregue uma planilha de contatos ou importe-os do Gmail, Yahoo! Mail, LinkedIn, Office 365 ou Outlook.com.

Obtenha respostas