SurveyMonkey

Relevância estatística

Recurso pago
Faça login para ver se esse recurso está incluído no seu plano.

É possível consultar se há diferença estatisticamente relevante entre as respostas de determinados grupos de respondentes. Como usar o recurso de relevância estatística da SurveyMonkey:

  • Ative a relevância estatística ao adicionar uma regra "comparar" a uma pergunta do questionário. Escolha os grupos que você deseja comparar para que os resultados do questionário sejam divididos por grupo em uma comparação lado a lado.
  • Consulte as perguntas do seu questionário nas tabelas de dados para ver se existem diferenças estatisticamente relevantes entre as respostas de cada grupo de respondentes.

As etapas a seguir ajudam você a criar um questionário com relevância estatística.

  • Passo 1: adicionar perguntas fechadas ao questionário
  • Passo 2: coletar respostas
  • Passo 3: aplicar uma regra de comparação
  • Passo 4: consultar suas tabelas de dados
  • Passo 5: compartilhar seus resultados

Você quer saber se os homens estão muito mais satisfeitos com o seu produto do que as mulheres.

  1. Adicione duas questões de múltipla escolha ao seu questionário:
    • Qual é o seu gênero? (Masculino, Feminino)
    • Qual é o seu nível de satisfação com o nosso produto? (Satisfeito, Insatisfeito)
  2. No mínimo 30 respondentes devem selecionar o sexo masculino (o mesmo vale para o sexo feminino).
  3. Adicione uma regra de comparação à pergunta "Qual é o seu sexo?" e selecione ambas as opções de resposta "Feminino" e "Masculino" como grupos.
  4. Consulte a tabela de dados localizada abaixo do gráfico da pergunta "Qual é o seu nível de satisfação em relação ao nosso produto?" para saber se alguma opção de resposta tem uma diferença estatística relevante.

Uma diferença estatisticamente relevante emprega testes estatísticos para identificar se as respostas de um grupo são significativamente diferentes daquelas de outro grupo. Números com relevância estatística são aqueles confiavelmente distintos e que ajudam na análise dos seus dados. No entanto, também é preciso avaliar se os resultados são importantes. Você é quem decide como interpretar ou quais medidas adotar de acordo com os resultados.

Por exemplo, você recebe mais reclamações de clientes do sexo feminino que do masculino. Como saber se essa é uma diferença real que precisa ser levada em consideração? Uma ótima opção é elaborar um questionário para avaliar se os clientes do sexo masculino estão muito mais satisfeitos com o seu produto. Nosso recurso de relevância estatística emprega uma fórmula estatística para ajudar você a identificar se o nível de satisfação dos homens em relação ao seu produto é maior que o das mulheres. Dessa forma, você pode tomar medidas embasadas em dados, não em suposições.

  • Diferença estatística relevante
  • Nenhuma diferença estatística relevante
  • Tamanho da amostra

Empregamos, por padrão, um nível de confiança de 95% para calcular a relevância estatística. Quando indicamos uma opção de resposta como estatisticamente relevante, isso significa que a diferença entre dois grupos tem probabilidade menor que 5% de ocorrer por acaso ou por erro de amostragem, que é geralmente apresentado como p < 0,05.

Para calcular a relevância estatística entre grupos, usamos as seguintes fórmulas:

Um gráfico com estatísticas, descrição e fórmula em três colunas e seis linhas preenchidas com fórmulas e descrições.

*1,96 é o número usado para o nível de confiança de 95%, pois 95% da área da função de distribuição t de um aluno está dentro de 1,96 vezes o desvio padrão da média.

Dando continuidade ao exemplo acima, vamos descobrir se a porcentagem de homens que afirmam estar satisfeitos com o seu produto é significativamente maior que a porcentagem de mulheres.

Vamos supor que você enviou o questionário para 1.000 homens e 1.000 mulheres e descobriu que 70% dos homens afirmam estar satisfeitos com o seu produto, comparado a 65% das mulheres. 70% é significativamente maior que 65%?

Escreva as fórmulas com os seguintes dados do questionário:

  • p1 (% de homens que estão satisfeitos com seu produto) = 0,7
  • p2 (% de mulheres que estão satisfeitas com seu produto) = 0,65
  • n1 (nº de respondentes homens) = 1.000
  • n2 (nº de respondentes mulheres) = 1.000
Um gráfico com fórmula e exemplos em duas colunas e seis linhas preenchidas com fórmula e exemplos.

Como o valor absoluto da estatística de teste é maior que 1,96, isso significa que a diferença entre homens e mulheres é relevante. A probabilidade de satisfação com o produto é muito maior entre os homens do que entre as mulheres.

Para ocultar a relevância estatística de todas as perguntas:

  1. Clique na seta para baixo, à direita da regra de comparação, na barra lateral esquerda.
  2. Clique em Editar regra.
  3. Clique no botão de alternância ao lado de Mostrar relevância estatística para desativá-lo.
  4. Clique em Aplicar.

Para ocultar a relevância estatística de uma pergunta:

  1. Clique em Personalizar, acima do gráfico da pergunta.
  2. Clique na guia Opções de exibição.
  3. Desmarque a caixa ao lado de Relevância estatística.
  4. Clique em Salvar.

A opção de exibição Inverter linhas e colunas é ativada automaticamente ao exibir a relevância estatística. Se você desmarcar essa opção de exibição, a relevância estatística também será desativada.