m

Relevância estatística

RECURSO PAGO: A Relevância estatística está disponível apenas em alguns planos. Veja se ela está incluída em seu plano.

É possível consultar se há diferença estatisticamente relevante entre as respostas de determinados grupos de respondentes. Como usar o recurso de relevância estatística da SurveyMonkey:

  • Ative a relevância estatística ao adicionar uma regra "Comparar" a uma pergunta do questionário. Escolha os grupos que você deseja comparar, para que os resultados do questionário sejam divididos por grupos em uma comparação lado a lado.
  • Consulte as perguntas do seu questionário nas tabelas de dados para ver se existem diferenças estatisticamente relevantes entre as respostas de cada grupo de respondentes.

Como visualizar a relevância estatística

As etapas a seguir podem ajudar você a criar um questionário com relevância estatística.

Etapa 1: Adicione perguntas fechadas ao questionário

Para exibir a relevância estatística ao analisar as respostas, aplique uma regra "Comparar" a uma pergunta do questionário.

Use um dos seguintes tipos de pergunta na elaboração do questionário para aplicar uma regra Comparar e calcular a relevância estatística:

Lembre-se de que as opções de resposta devem ser divididas em grupos relevantes. As opções de resposta escolhidas ao criar a regra "Comparar" são usadas para comparar os seus dados com o restante do questionário.

Etapa 2: Colete respostas

Depois de elaborar seu questionário, crie um coletor para distribuí-lo. Existem muitas formas de enviar o seu questionário.

São necessárias no mínimo 30 respostas por opção de resposta que você quer usar na regra "Comparar" para ativar e visualizar a relevância estatística.

DICA! É possível comprar respostas de questionários usando o SurveyMonkey Audience. Concentre-se em atributos específicos, como sexo, idade, renda, situação de emprego e muito mais, para obter respostas de pessoas cujas opiniões mais importam para suas necessidades.
Etapa 3: Aplique uma regra "Comparar"

Para ativar a relevância estatística, adicione uma regra Comparar a uma pergunta para dividir os respondentes em grupos.

Para aplicar uma regra Comparar:

  1. Vá até a seção Analisar respostas do seu questionário.
  2. Clique em +COMPARAR, na seção "Exibição atual", na barra lateral esquerda.
  3. Clique em Comparar por pergunta e resposta, exceto se você tiver usado um Teste A/B no questionário.
  4. Use o menu suspenso para encontrar a pergunta desejada.
  5. Selecione as opções de resposta desejadas para os seus grupos. Esses grupos são usados para comparar os seus dados com o restante do questionário.
  6. Clique no botão de alternância Mostrar relevância estatística para ativá-lo. Para ativar a relevância estatística, é necessário que pelo menos 2 das opções de resposta tenham 30 ou mais respostas em cada grupo.
  7. Clique em Aplicar.

Para editar os grupos depois de criar a regra, clique na seta para baixo, à direita da regra, na barra lateral esquerda, e clique em Editar regra.

DICA! É possível criar várias regras "Comparar", mas aplicar ou visualizar somente uma por vez.
Etapa 4: Consulte suas tabelas de dados

Depois de aplicar a regra "Comparar", você verá como cada grupo respondeu a cada pergunta lado a lado, facilitando a identificação de semelhanças e diferenças.

As opções de resposta com relevância estatística são destacadas nas tabelas de dados localizadas abaixo dos gráficos das perguntas.

Passe o mouse sobre qualquer opção de resposta para ver informações adicionais. Será exibida uma das seguintes mensagens:

Mensagem
Descrição
Probabilidade muito inferior aÉ muito menos provável que o grupo selecione a opção de resposta em comparação com outros grupos destacados.
Probabilidade muito superior aÉ muito mais provável que o grupo selecione a opção de resposta em comparação com outros grupos destacados.
Mais respostas necessáriasVocê precisa de, no mínimo, 30 respostas para calcular a relevância estatística do grupo.
Opções de resposta combinadasNo momento, não é possível calcular a relevância estatística de opções de resposta combinadas. Desfaça a combinação.
Opções de resposta ocultasNo momento, não é possível calcular a relevância estatística de opções de resposta ocultas. Exiba-as novamente.
Nenhuma diferença relevanteO grupo selecionou esta opção de resposta tanto quanto os outros grupos.

Role para baixo até a seção "O que é uma diferença estatística relevante?" para obter mais informações.

Etapa 5: Compartilhe seus resultados

Páginas de dados compartilhados

Se você compartilhar os resultados do seu questionário online, as pessoas autorizadas a visualizar seus dados compartilhados também verão a relevância estatística.

Para criar uma página de dados compartilhados com relevância estatística:

  1. Em "Exibição atual", na barra lateral esquerda, clique na regra "Comparar" criada com relevância estatística.
  2. Em "Exibições salvas", na barra lateral esquerda, clique em +Salvar como...
  3. Digite um nome para a exibição e clique em Salvar.
  4. Clique em + Compartilhar tudo, no canto superior direito da página.
  5. Conclua a configuração da página de dados compartilhados.

Exportações

A relevância estatística é incluída nas exportações de dados de resumo em PDF e PPT. A exportação associa as respostas com diferenças estatísticas relevantes à letra do grupo de resposta mais contrastante.

Para exportar resultados com relevância estatística, aplique a sua regra de comparação e exporte a exibição atual.

Exemplo de questionário

Você quer saber se os homens estão muito mais satisfeitos com o seu produto do que as mulheres.

  1. Adicione duas perguntas de múltipla escolha ao seu questionário:
     •  Qual é o seu sexo? (Masculino, Feminino)
     •  Qual é o seu nível de satisfação em relação ao nosso produto? (Satisfeito, Insatisfeito)
  2. No mínimo 30 respondentes devem selecionar o sexo masculino (o mesmo vale para o sexo feminino).
  3. Adicione uma regra Comparar à pergunta "Qual é o seu sexo?" e selecione as opções de resposta masculino e feminino como seus grupos.
  4. Use a tabela de dados abaixo do gráfico da pergunta "Qual é seu nível de satisfação com nosso produto?" para ver se alguma opção de resposta mostra uma diferença estatística relevante.

O que é uma diferença estatística relevante?

Uma diferença estatisticamente relevante emprega testes estatísticos para identificar se as respostas de um grupo são significativamente diferentes daquelas de outro grupo. Números com relevância estatística são aqueles confiavelmente distintos e que ajudam na análise dos seus dados. No entanto, também é preciso avaliar se os resultados são importantes. Você é quem decide como interpretar ou quais medidas adotar de acordo com os resultados.

Por exemplo, você recebe mais reclamações de clientes do sexo feminino que do masculino. Como saber se essa é uma diferença real que precisa ser levada em consideração? Uma ótima opção é elaborar um questionário para avaliar se os clientes do sexo masculino estão muito mais satisfeitos com o seu produto. Nosso recurso de relevância estatística emprega uma fórmula estatística para ajudar você a identificar se o nível de satisfação dos homens em relação ao seu produto é maior que o das mulheres. Dessa forma, você pode tomar medidas embasadas em dados, não em suposições.

Diferença estatística relevante

Se os seus resultados estiverem destacados na tabela de dados, isso demonstra que os dois grupos são significativamente diferentes um do outro. A relevância significa que os números têm diferenças estatísticas, não que essas informações são importantes ou significativas.

Nenhuma diferença estatística relevante

Se os seus resultados não estiverem destacados na tabela de dados, mesmo que as porcentagens comparadas sejam diferentes, os dois números não terão relevância estatística.

Respostas sem relevância estatística demonstram que os dois itens que você está comparando não são significativamente diferentes para o tamanho da sua amostra, o que não significa que não sejam importantes. É possível que você consiga detectar uma diferença estatística relevante se aumentar o tamanho da sua amostra.

Tamanho da amostra

Se a sua amostra for muito pequena, apenas diferenças grandes entre os dois grupos serão relevantes. Se a sua amostra for muito grande, as diferenças serão detectadas como relevantes, sejam elas grandes ou pequenas.

Por outro lado, se dois números são estatisticamente diferentes, isso não significa que a diferença dos resultados seja relevante. É preciso decidir quais diferenças são importantes para o objetivo do seu questionário.

Como calcular a relevância estatística

Empregamos, por padrão, um nível de confiança de 95% para calcular a relevância estatística. Quando indicamos uma opção de resposta como estatisticamente relevante, isso significa que a diferença entre dois grupos tem probabilidade menor que 5% de ocorrer por acaso ou por erro de amostragem, que é geralmente apresentado como p < 0,05.

Para calcular a relevância estatística entre grupos, usamos as seguintes fórmulas:

Estatística
Descrição
Fórmula
a1Proporção do primeiro grupo que respondeu a uma pergunta de determinada forma, multiplicada pelo tamanho da amostra desse grupo.
b1Proporção do segundo grupo que respondeu a uma pergunta de determinada forma, multiplicada pelo tamanho da amostra desse grupo.
Proporção da amostra agrupada (p)Combinação das proporções dos dois grupos.
Erro padrão (EP)Medida da diferença entre a sua proporção e a proporção verdadeira. Um número menor significa que a proporção está mais próxima da proporção verdadeira. Já um número maior significa que a proporção está longe da proporção verdadeira.Imagem adicionada pelo usuário
Estatística de teste (t)Uma estatística-t. A quantidade de desvios padrão entre a distância de um número e a média.
Relevância estatísticaSe o valor absoluto da estatística de teste é maior que 1,96* vezes o desvio padrão da média, ele é considerado uma diferença estatisticamente relevante.

*1,96 é o número usado para o nível de confiança de 95%, pois 95% da área da função de distribuição-t de um aluno está dentro de 1,96 vezes o desvio padrão da média.

Exemplo de cálculo

Dando continuidade ao exemplo acima, vamos descobrir se a porcentagem de homens que afirmam estar satisfeitos com o seu produto é significativamente maior que a porcentagem de mulheres.

Vamos supor que você enviou o questionário para 1.000 homens e 1.000 mulheres e descobriu que 70% dos homens afirmam estar satisfeitos com o seu produto, comparado a 65% das mulheres. 70% é significativamente maior que 65%?

Escreva as fórmulas com os seguintes dados do questionário:

  • p1 (% de homens que estão satisfeitos com seu produto) = 0,7
  • p2 (% de mulheres que estão satisfeitas com seu produto) = 0,65
  • n1 (nº de respondentes homens) = 1.000
  • n2 (nº de respondentes mulheres) = 1.000
Fórmula
Exemplo
Imagem adicionada pelo usuárioImagem adicionada pelo usuário

Como o valor absoluto da estatística de teste é maior que 1,96, isso significa que a diferença entre homens e mulheres é relevante. A probabilidade de satisfação com o produto é muito maior entre os homens do que entre as mulheres.

Como ocultar a relevância estatística

Para ocultar a relevância estatística de todas as perguntas:

  1. Clique na seta para baixo, à direita da regra de comparação, na barra lateral esquerda.
  2. Clique em Editar regra.
  3. Clique no botão de alternância ao lado de Mostrar relevância estatística para desativá-lo.
  4. Clique em Aplicar.

Para ocultar a relevância estatística de uma pergunta:

  1. Clique em Personalizar, acima do gráfico da pergunta.
  2. Clique na guia Opções de exibição.
  3. Desmarque a caixa ao lado de Relevância estatística.
  4. Clique em Salvar.

A opção de exibição Inverter linhas e colunas é ativada automaticamente ao exibir a relevância estatística. Se você desmarcar essa opção de exibição, a relevância estatística também será desativada.

Ative a relevância estatística ao adicionar uma regra de comparação a uma pergunta do seu questionário. Consulte as perguntas do seu questionário nas tabelas de dados para ver se existem diferenças estatisticamente relevantes entre as respostas de cada grupo de respondentes.

Obtenha respostas