m

Perguntas de avaliação com estrelas

A pergunta de Avaliação com estrelas permite que os respondentes avaliem uma afirmação com uma escala visual de estrelas, corações, curtidas ou sorrisos. Atribui-se um peso a cada ícone da escala, para que uma média ponderada seja calculada na seção "Analisar respostas".

Resumo de vídeo

Como criar uma pergunta de avaliação com estrelas

Para configurar uma pergunta de Avaliação com estrelas:

  1. Arraste e solte a Avaliação com estrelas no seu questionário da seção EDITOR, na barra lateral.
  2. Digite o texto da pergunta.
  3. Ajuste as configurações das guias Editar e Opções.
  4. Clique em Salvar.

Configurações da pergunta

Na guia Editar, você pode ajustar as seguintes configurações específicas para a pergunta de Barra deslizante.

Configuração
Descrição
EscalaA quantidade de ícones mostrados em sua escala. Por padrão, a escala é definida para 5, mas é possível escolher qualquer quantidade de 2 a 10.
FiguraOs ícones que aparecem na escala. É possível escolher entre Estrela, Sorriso, Coração ou Polegar.
 
 
 
 
Legendas de avaliaçãoInsira legendas de texto opcionais para qualquer item da escala. Elas aparecerão logo acima de cada ícone.
PesosMuda os pesos aplicados a cada opção de resposta, que afetarão como a média ponderada é calculada na seção "Analisar respostas". Por padrão, uma avaliação de 1 estrela tem peso 1, 2 estrelas tem peso 2 e assim por diante.
Coluna N/ADá ao respondente a opção de selecionar que a pergunta não se aplica a ele.

Adicionar uma coluna N/A é especialmente importante se a pergunta for obrigatória. Se a pergunta não se aplicar a alguém, essa pessoa têm a opção de escolher N/A para poder continuar respondendo ao questionário. As respostas dos respondentes que selecionarem a opção "N/A" não serão consideradas ao calcular a média de avaliação.

Cores

Use o menu suspenso de cores para mudar os ícones para amarelo, verde, azul, vermelho ou preto.

Espaçamento entre ícones

Para deixarem os ícones mais juntos uns dos outros, mude a Largura da pergunta na guia "Opções". No entanto, tenha em mente que a configuração "Largura da pergunta" se aplica a todos os dispositivos. Sendo assim, uma pergunta com 50% de largura, por exemplo, ocuparia apenas até 50% da largura do questionário em dispositivos móveis, o que pode deixar os ícones muito apertados.

Outras opções

Nas guias Editar, Opções e Lógica, é possível personalizar ainda mais a pergunta das seguintes maneiras:

Comportamento do questionário

Antes de enviar seu questionário, visualize o layout para ver qual será a aparência dele para os respondentes.

É fácil responder à pergunta. Para avaliar com 4 estrelas, por exemplo, o respondente teria de clicar na quarta estrela. A primeira, segunda, terceira e quarta estrelas serão preenchidas, e registraremos a resposta com o peso atribuído à estrela selecionada.

Não é possível inserir uma avaliação de meia estrela.

DICA! Se enviar seu questionário por convite por email, é possível incorporar uma pergunta de avaliação com estrelas em seu email para que o respondente possa responder com apenas um clique.

Como analisar as respostas

Média ponderada contra gráfico de distribuição

Por padrão, o gráfico de barras refletirá a Média ponderada; a avaliação com estrelas média dada pelos respondentes. Nós calculamos essa média usando a mesma fórmula usada para calcular a média ponderada de perguntas de Matriz/escala de avaliação. Consulte a seção "Analisar respostas" do artigo Pergunta de Matriz/escala de avaliação para saber mais detalhes.

Se estiver interessado em ver quantas pessoas escolheram 1 estrela, quantas escolheram 2, e assim por diante, mude a Profundidade do gráfico para Distribuição. Isso mostrará a distribuição das respostas para cada opção.

Legendas de gráfico e tabela de dados

Nos gráficos de distribuição da pergunta de Avaliação com estrelas, as legendas aparecem de maneira diferente, dependendo de como você usou as legendas de avaliação na elaboração do questionário:

  • Se sua pergunta de Avaliação com estrelas não tiver nenhuma legenda de avaliação, as legendas das opções de resposta mostram a quantidade de estrelas que o respondente selecionou. Por exemplo, a legenda da opção de resposta de uma avaliação de 2 estrelas seria "2", a de uma avaliação de 3 estrelas seria "3", e assim por diante.
  • Se sua pergunta tiver legendas de avaliação para todas as opções de resposta, todas elas mostrarão a avaliação correspondente inserida na elaboração do questionário.
  • Se sua pergunta tiver legendas de avaliação para algumas opções de resposta mas não para outras, as opções de resposta sem legenda mostrarão "(sem legenda)". É possível editar legenda diretamente no gráfico na seção "Analisar respostas" ou voltar para a seção "Elaborar questionário" para adicionar legendas de avaliação à pergunta.

Escala do gráfico

A escala do eixo do gráfico de média ponderada pode não corresponder à escala de sua pergunta de Avaliação com estrelas automaticamente. Para mudar a escala do gráfico, ajuste os valores Mínimo e Máximo nas Opções de exibição do gráfico. Por exemplo, se a pergunta Avaliação com estrelas usar uma escala de 5 estrelas, mude o Máximo para 5 para que as escalas correspondam.

A pergunta de Avaliação com estrelas permite que os respondentes avaliem uma afirmação com uma escala visual de estrelas, corações, polegares ou sorrisos. Atribui-se um peso a cada ícone da escala para que uma média ponderada seja calculada na seção "Analisar respostas".

Obtenha respostas