m

Taxa de resposta

Sua taxa de resposta é o percentual de pessoas que responderam ao seu questionário.

Para calcular o percentual da taxa de resposta do seu questionário, utilize a seguinte equação:

nº de respostas do questionário
x 100
nº de pessoas para as quais você enviou o questionário

É possível encontrar o número total de respostas na guia Resumo do seu questionário.

Para calcular sua taxa de resposta com base no número de resposta completas do questionário, filtre por conclusão e selecione Respostas completas. O número de respostas completas é exibido na parte superior da página quando o filtro é aplicado.

Como melhorar sua taxa de resposta

Se um grande número de respondentes não responderem ao seu questionário, ou saírem ou o abandonarem antes de concluí-lo, isso resultará em uma baixa taxa de resposta.

Em geral, pode-se esperar uma baixa taxa de resposta quando o questionário é longo demais, a linguagem é complicada demais ou quando o questionário é enviado ao público errado. Leia nossas dicas para garantir que você esteja fazendo tudo ao seu alcance para obter a melhor taxa de resposta possível.

Limpe o design do seu questionário

O tamanho e o tom do seu questionário afetam significativamente sua taxa de resposta. Se o questionário e a perguntas forem muito longas, os respondentes poderão se assustar e abandonar seu questionário antes de concluí-lo.

Tenha estas dicas em mente ao criar seu questionário:

  • Mantenha seu questionário breve: inclua somente perguntas e opções de resposta que forem essenciais. A atenção e a motivação do respondente tendem a diminuir com o passar das perguntas.
  • Utilize o menor número possível de palavras e opte por palavras curtas para se expressar. Quanto menos os respondentes tiverem que ler, melhor.
  • Utilize uma linguagem simples. Tente usar um vocabulário fácil de entender por um jovem adulto e evite o uso de jargões.
  • Permita que os respondentes pulem as perguntas abertas, não as torne obrigatórias. Os respondentes que não quiserem elaborar uma resposta poderão abandonar o questionário.
Conheça o seu público

Alguns tópicos podem não envolver ou interessar a todos os respondentes, fazendo com que abandonem o questionário, o que diminui sua taxa de resposta.

É possível adicionar uma pergunta de qualificação ao questionário para garantir que você esteja atraindo os respondentes que deseja.

Além disso, tente adaptar as perguntas do questionário de acordo com as necessidades e os interesses dos respondentes. Se algumas perguntas não se aplicam a todos, adicione Lógica de ramificação ao questionário para pular perguntas ou páginas que não se aplicam a eles.

Se você estiver usando o SurveyMonkey Audience para comprar respostas de questionário, leia nossas dicas de segmentação.

Mantenha seus contatos atualizados

Se você conhece o seu público pessoalmente, informe às pessoas que está planejando criar um questionário, o tópico dele e quando pretende enviá-lo.

Se você estiver enviando o questionário para uma lista de contatos, tanto por Convite por email na SurveyMonkey quanto por outra plataforma de mensagens, certifique-se de que sua lista de contatos esteja atualizada. Caso sua lista de contatos esteja desatualizada, você pode estar perdendo contatos importantes cujos endereços de email tenham mudado, e é possível que suas mensagens sejam devolvidas.

Envie seu questionário de várias maneiras

Se você usar mais de um coletor para distribuir seu questionário, aumentará as chances de obter respostas.

Além de enviar email para uma lista de contatos, considere a possibilidade de publicar o link do questionário em um Listserv, no Facebook, no LinkedIn ou em outras comunidades online.

Teste o seu questionário

Teste o seu questionário com um grupo menor de pessoas antes de enviá-lo para toda a sua lista de contatos. Isso ajudará você a identificar possíveis problemas na linguagem ou no design do questionário, dando uma ideia geral de como será a sua taxa de resposta em um grupo maior.

Personalize seus convites por email e envie lembretes

Certifique-se de que seus convites de questionário sejam atraentes. Mantenha-os breves e use uma linguagem simples e acessível.

Forneça uma breve explicação sobre o assunto do questionário, o motivo de estar realizando-o e o tempo de conclusão. Se você precisar incluir informações detalhadas, como uma política de privacidade, declaração de consentimento ou instruções do questionário, inclua-as na introdução do questionário, não no convite.

Se você estiver enviando o questionário por Convite por email, personalize os convites incluindo o nome dos respondentes usando tags de dados personalizados em sua mensagem.

Para usar tags de dados personalizados nas mensagens:

  1. Crie um grupo de contatos.
  2. Adicione o grupo como destinatário no Convite por email.
  3. Escreva sua mensagem usando tags de dados personalizados.

No Coletor do convite por email, também é possível agendar mensagens de lembrete a serem enviadas por email aos destinatários que não responderam ao questionário.

Obtenha respostas