SurveyMonkey

Como calcular o número de respondentes necessário

O número de respondentes de que você precisa depende de seus objetivos e do nível de confiança que deseja alcançar em seus resultados. Quanto maior o nível de confiança desejado, menor será a margem de erro que você deve aceitar.

Para calcular o número de respondentes de que você precisa (também conhecido como o tamanho da sua amostra), utilize a nossa calculadora de tamanho de amostra.

DICA! Se você precisar de um número garantido de respondentes, compre respostas de questionário com o SurveyMonkey Audience. Basta especificar o número de respostas de que precisa e utilizaremos seus critérios de segmentação para encontrar respondentes para você.

Para calcular o tamanho da sua amostra, é preciso ter seguintes informações:

  • Tamanho da população
  • Margem de erro
  • Nível de confiança
  • Valor percentual

Calcule o número de respondentes necessários em poucos segundos utilizando a nossa calculadora de tamanho de amostra. Caso queira fazer o cálculo do tamanho da amostra manualmente, utilize a seguinte fórmula:

z ao quadrado vezes abre parênteses 1 menos p fecha parênteses sobre e ao quadrado mais abre parênteses z ao quadrado vezes p abre parênteses 1 menos p fecha parênteses sobre e n maiúsculo n fecha parênteses.
Estatística
Descrição
NTamanho da população
eMargem de erro (valor decimal)
zNível de confiança (Valor Z)
pValor percentual (valor decimal)

Veja abaixo uma tabela com os tamanhos de população sugeridos por margem de erro para um nível de confiança de 95%. Utilizamos a fórmula acima para calcular os tamanhos de amostra sugeridos. Em alguns casos, arredondamos os tamanhos das amostras para o 5 ou 10 mais próximo. Para um cálculo mais exato, use nossa calculadora de tamanho de amostra.

Tamanho da populaçãoTamanho da amostra
por margem de erro
Tamanho da amostra
por margem de erro
Tamanho da amostra
por margem de erro
 ± 3%± 5%± 10%
50034522080
1.00052528590
3.000810350100
5.000910370100
10.0001.000385100
Mais de 100.0001.100400100

Vamos imaginar que você esteja enviando um questionário com uma pergunta de resposta Sim ou Não perguntando se os pais dos alunos da sua escola são a favor de uma jornada escolar ampliada.

O número total de pais (tamanho da sua população) é de 10.000 e seu estudo permite uma margem de erro de ± 10%. Utilizando a tabela acima, é possível perceber que você precisará de pelo menos 100 pessoas para responder ao seu questionário.

70% dos 100 pais entrevistados responderam que são a favor de uma jornada escolar ampliada. Isso significa que é possível supor que, se todos os 10.000 pais respondessem ao questionário, entre 60% e 80% das pessoas seriam a favor de uma jornada escolar ampliada.

Sua taxa de resposta pode afetar o número de pessoas para as quais você envia seu questionário. Quanto maior for a taxa de resposta, menos pessoas você precisará convidar para responder ao seu questionário.

Por exemplo, se você precisa de 100 respondentes e espera que 25% das pessoas convidadas responderão de fato ao seu questionário, é necessário convidar 400 pessoas.

Para calcular o número de pessoas você que precisa convidar para responder ao seu questionário com base na sua taxa de resposta esperada, utilize a seguinte equação:

Uma fórmula de porcentagem de taxa de resposta com "sinal de libra das respostas ao seu questionário" na parte superior dividida por "porcentagem esperada da taxa de resposta" na parte inferior vezes 100

São necessários respondentes

Pegue o número de pessoas de que precisa para responder ao seu questionário

÷ Taxa de resposta

Divida pela taxa de resposta esperada (use 25 para 25%, se você usar 0,25, ignore a etapa 3)

x 100

Em seguida, multiplique por 100 (para contabilizar caso tenha sido usada uma porcentagem em vez de um decimal na etapa 2)