m

Como calcular o número de respondentes de que você precisa

Para calcular o número de respondentes de que você precisa (também conhecido como o tamanho da sua amostra), utilize a nossa calculadora de tamanho de amostra.

O número de respondentes de que você precisa depende de seus objetivos e do nível de confiança que deseja alcançar em seus resultados. Quanto maior o nível de confiança desejado, menor será a margem de erro que você deve aceitar.

Definições

Para calcular o tamanho da sua amostra, é preciso ter seguintes informações:

Tamanho da população

Este é o tamanho da população inteira que você quer representar.

  • População: O grupo inteiro sobre o qual você está interessado em tirar conclusões.
  • Amostra: O grupo que responderá ao questionário.

Pense sobre o possível tamanho da sua população-alvo. Por exemplo, se você estiver enviando um questionário para usuários de iPhone do sexo masculino em São Paulo, é preciso fazer uma pesquisa para determinar quantos homens no total se encaixam nesse critério.

Margem de erro

A margem de erro informa a probabilidade de erro de uma medição. É um percentual que descreve a probabilidade de as opiniões e o comportamento da amostra pesquisada se desviarem daqueles da população total. Para calcular sua margem de erro, utilize a nossa calculadora de margem de erro.

Quanto menor a margem de erro, maior será a probabilidade de você obter a resposta exata em determinado nível de confiança.

Em geral, quanto maior for o tamanho da sua amostra, menor será a margem de erro. Quanto mais próxima estiver sua amostra do tamanho da sua população, maior será a probabilidade de seus resultados serem representativos. É por isso que o tamanho recomendado da amostra na tabela abaixo fica menor à medida que a sua tolerância a erros aumenta.

Vamos imaginar, por exemplo, que tenhamos perguntado a 400 pessoas se elas têm uma opinião favorável ou desfavorável em relação ao Barack Obama e 55% delas responderam que são favoráveis. Usando um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de ± 5%, se repetíssemos essa pesquisa 100 vezes sob as mesmas condições, 95 das 100 vezes a resposta seria algo entre 50% e 60%.

Nível de confiança

O nível de confiança informa o nível de confiabilidade de uma medição. Padrões comuns utilizados por pesquisadores são 90%, 95% e 99%.

Um nível de confiança de 95% significa que, se a mesma pesquisa fosse repetida 100 vezes sob as mesmas condições, 95 das 100 vezes a medição ficaria dentro da margem de erro.

Ao calcular o tamanho da amostra, use o Valor Z do seu nível de confiança. O Valor Z é o número de desvios padrão a que uma proporção está distante da média.

Nível de confiança
Valor Z
90%1,65
95%1,96
99%2,58

Valor percentual

Os requisitos de tamanho de amostra variam de acordo com a porcentagem de sua amostra que optou por uma resposta. Por exemplo, se, em um questionário anterior, você descobriu que 75% de seus clientes afirmaram estarem satisfeitos com seu produto e quer realizar esse questionário outra vez, use p = 0,75 para calcular o tamanho da amostra necessário.

Se você estiver aplicando um questionário pela primeira vez e, como a maioria dos questionários tem mais de uma pergunta (portanto, um valor de mais de 1% a ser avaliado), recomendamos usar p = 0,5 para calcular o tamanho ideal da amostra. Isso produz uma estimativa de tamanho de amostra que não é muito conservadora nem muito ampla.

Como calcular o tamanho da amostra

Calcule o número de respondentes necessários em poucos segundos utilizando a nossa calculadora de tamanho de amostra.

Caso queira fazer o cálculo do tamanho da amostra manualmente, utilize a seguinte fórmula:

Estatística
Descrição
NTamanho da população
eMargem de erro (valor decimal)
zNível de confiança (Valor Z)
pValor percentual (valor decimal)

Tamanhos de amostra sugeridos

Veja abaixo uma tabela com os tamanhos de população sugeridos* por margem de erro para um nível de confiança de 95%.

Tamanho da populaçãoTamanho da amostra por margem de erro
 
± 3%
± 5%
± 10%
500
345
220
80
1.000
525
285
90
3.000
810
350
100
5.000
910
370
100
10.000
1.000
385
100
Mais de 100.000
1.100
400
100

* Utilizamos a fórmula acima para calcular os tamanhos de amostra sugeridos. Em alguns casos, arredondamos os tamanhos das amostras para o 5 ou 10 mais próximo. Para um cálculo mais exato, use nossa calculadora de tamanho de amostra.

Exemplo

Vamos imaginar que você esteja enviando um questionário com uma pergunta de resposta Sim ou Não perguntando se os pais dos alunos da sua escola são a favor de uma jornada escolar ampliada.

O número total de pais (tamanho da sua população) é de 10.000 e seu estudo permite uma margem de erro de ± 10%. Utilizando a tabela acima, é possível perceber que você precisará de pelo menos 100 pessoas para responder ao seu questionário.

70% dos 100 pais entrevistados responderam que são a favor de uma jornada escolar ampliada. Isso significa que é possível supor que, se todos os 10.000 pais respondessem ao questionário, entre 60% e 80% das pessoas seriam a favor de uma jornada escolar ampliada.

Quantas pessoas devo convidar para responder ao meu questionário?

Sua taxa de resposta pode afetar o número de pessoas para as quais você envia seu questionário. Quanto maior for a taxa de resposta, menos pessoas você precisará convidar para responder ao seu questionário.

Por exemplo, se você precisa de 100 respondentes e espera que 25% das pessoas convidadas responderão de fato ao seu questionário, é necessário convidar 400 pessoas.

Para calcular o número de pessoas você que precisa convidar para responder ao seu questionário com base na sua taxa de resposta esperada, utilize a seguinte equação:

Nº de respondentes necessários
x 100
% de taxa de resposta esperado
DICA! Se você precisar de um número garantido de respondentes, compre respostas de questionário com o SurveyMonkey Audience. Basta especificar o número de respostas de que precisa e utilizaremos seus critérios de segmentação para encontrar respondentes para você.

Obtenha respostas