m

Acessibilidade na SurveyMonkey

A SurveyMonkey entende a importância da acessibilidade na internet e possibilita que você crie questionários em conformidade com a Seção 508 e as WCAG2. Neste artigo, saiba como você pode criar questionários acessíveis e como usar um leitor de tela para navegar em questionários da SurveyMonkey.

Acessar...

 

Conformidade com a Seção 508 e WCAG2

Se você usa um tema acessível e segue a lista de verificação de questionários acessíveis, seu questionário será acessível para pessoas que usam leitor de tela. Isso significa que você pode usar a SurveyMonkey para criar questionários acessíveis em conformidade com os padrões da Seção 508 e das WCAG2.

Seção 508

A Seção 508 é uma lei federal dos EUA que exige que toda tecnologia eletrônica e de informação usada pelo governo federal seja acessível a pessoas com deficiência.

WCAG2

As WCAG2 são um conjunto de diretrizes técnicas para tornar conteúdo digital mais acessível para portadores de necessidades especiais. Elas incluem um conjunto de critérios para testar a acessibilidade do conteúdo.

Documentação VPAT

 

Como criar questionários acessíveis

O que é um questionário acessível?

Um questionário acessível é um questionário criado para pessoas com dificuldades auditivas, motoras, visuais e cognitivas.

  • Questionários acessíveis possibilitam que os respondentes que usam ampliadores de tela respondam ao questionário perfeitamente.
  • Eles têm os elementos de texto necessários para possibilitar que o respondente navegue pelo questionário e responda a ele usando leitor de tela com sistema de conversão de texto em fala (TTS).
  • Eles podem ser respondidos usando software de reconhecimento de voz.
  • Um questionário acessível não exige o uso de mouse ou teclado.

Temas padrão e contraste de cores

O tema padrão Pastel inclui o contraste certo de cores e brilho para que nossos layouts de questionário sejam acessíveis para a maioria das pessoas, incluindo daltônicos.

Nosso tema padrão, Simples, não está nos padrões da Seção 508. Ao criar um questionário acessível, use um tema da lista abaixo e não mude as configurações de cores ou de estilo.

Os seguintes temas padrão estão de acordo com os padrões da Seção 508:

Temas padrãoTemas clássicos
  • Pastel
  • Aqua
  • P&B
Os temas clássicos estão disponíveis apenas para questionários que já têm esses temas aplicados.

Temas personalizados

Para manter os questionários acessíveis, recomendamos não fazer alterações nos temas padrão que cumprem com a Seção 508. Se você criar um tema personalizado, use uma ferramenta como o Tanaguru Contrast Finder para garantir que as combinações de cores usadas tenham proporção de contraste compatível com os padrões das WCAG.

 

Lista de verificação de questionários acessíveis

Para verificar se o seu questionário é acessível:

2 Use o formato clássico de questionário. O formato clássico é aconselhável para pessoas que usam leitor de tela para responder a questionários. Os formatos de questionário “Uma pergunta de cada vez” e “Conversa” não são acessíveis.

2 Use somente tipos de pergunta e configurações acessíveis.

Evite estes tipos de pergunta e configurações:

  • Perguntas do tipo “Matriz de menus suspensos”
  • Página de pagamento
  • Questionários multilíngues: pessoas que usam leitor de tela não conseguirão selecionar o idioma de preferência no menu suspenso
  • Configuração de classificação forçada para perguntas do tipo “Matriz/Escala de avaliação”

Todos os demais tipos de pergunta e configurações são acessíveis.

2 Adicione texto alternativo às imagens e vídeos. Para tornar um questionário acessível para pessoas que usam leitores de tela, a Seção 508 exige que haja um texto equivalente fornecido para cada elemento que não seja texto, como imagens e vídeos. Esse texto alternativo pode estar no atributo alternativo da imagem ou em um contexto próximo à imagem, como uma legenda. Como os leitores de tela não leem imagens, eles enunciam o texto alternativo.

É possível adicionar um texto descritivo às imagens do questionário. Clique nos links abaixo para saber como adicionar texto alternativo a cada tipo de imagem:

Se você adicionar um vídeo ao questionário, forneça legendas.

2 Mantenha o asterisco nas perguntas obrigatórias. Por padrão, quando uma pergunta é obrigatória, um asterisco aparece ao lado dela. Não desabilite essa opção. Na introdução do questionário, informe o respondente que os asteriscos significam que a pergunta é obrigatória.

2 Mude os ícones de avaliação com estrelas para a cor preta. Se você usar um tema acessível e adicionar uma pergunta de avaliação com estrelas, mude a cor do ícone para preto para melhorar o contraste. Você verá um menu suspenso de cores ao editar a pergunta.

2 Escreva mensagens de erro claras. Quando o respondente insere uma resposta inválida a uma pergunta com validação de resposta aplicada ou ignora uma pergunta obrigatória, uma mensagem de erro aparece acima da pergunta. Personalize o texto de erro para que as pessoas saibam especificamente como responder à pergunta para continuar.

2 Não altere as legendas de navegação padrão. Por padrão, os botões de navegação são denominados “Anterior”, “Seguinte” e “Concluído”, que funcionam bem com leitores de tela.

2 Não inclua imagens que pisquem ou brilhem. Se você usar conteúdos animados no questionário, confirme se ele atende aos requisitos de atualização de tempo.

2 Coloque os campos de texto perto das legendas de linha. Quando uma legenda de linha é posicionada longe do campo de texto, isso pode causar problemas para os ampliadores de tela usados por respondentes com pouca visão. Para perguntas do tipo Várias caixas de texto, Informações de contato ou Matriz/Escala de avaliação, ajuste o layout da pergunta para manter as legendas e opções de resposta perto umas das outras.

2 Use os títulos das páginas como Cabeçalho 2 (H2). Se deseja usar um H2 na sua classificação de cabeçalhos, habilite os títulos de página.

Exemplo de questionário

Nosso Teste de questionário acessível inclui todos os elementos do questionário que atendem ao nível de conformidade AA com as WCAG2.

 

Como responder a um questionário com leitor de tela

Leitores de tela compatíveis

  • JAWS
  • NVDA
  • VoiceOver
  • TalkBack

A maioria dos tipos de pergunta é compatível com leitores de tela (as exceções constam na lista de verificação de questionários acessíveis. Para ter a melhor experiência possível respondendo aos questionários, recomendamos usar a versão mais atualizada de um dos nossos navegadores compatíveis.

Cabeçalhos

A tabela a seguir descreve o que cada nível de cabeçalho representa em um questionário da SurveyMonkey. Consulte o manual do seu leitor de tela preferido para saber como navegar em formulários e questionários online.

Nível do cabeçalhoDescrição
Cabeçalho 1Título do questionário
Cabeçalho 2Título da página
Cabeçalho 3Descrição da página
Cabeçalho 4Navegar entre as perguntas do questionário
Cabeçalho 5Mensagens de erro

O Nível 5 do cabeçalho (mensagens de erro) vem antes do Nível 4 (texto da pergunta).

  • Ao responder a um questionário, é possível usar leitor de tela para percorrer a lista de perguntas navegando entre os elementos no nível 4 do cabeçalho.
  • Se você receber mensagens de erro ao enviar uma página, use o leitor de tela para navegar no nível 5 do cabeçalho e passar pelas perguntas que apresentaram erro.

Os questionários da SurveyMonkey não usam o nível 6 do cabeçalho.

 

Feedback

A SurveyMonkey se esforça para ajudar as pessoas a criar questionários acessíveis para portadores de necessidades especiais. Se você tiver comentários sobre como podemos melhorar, preencha o Formulário de feedback de acessibilidade da SurveyMonkey.

Embora haja a possibilidade de o feedback não ser respondido diretamente, suas opiniões e sugestões com certeza chegarão às equipes certas.

 

A SurveyMonkey entende a importância da acessibilidade na internet e possibilita que você crie questionários em conformidade com a Seção 508 e as WCAG2. Neste artigo, saiba como você pode criar questionários acessíveis e como usar um leitor de tela para navegar em questionários da SurveyMonkey.

Obtenha respostas