Como criar questionários acessíveis

Você pode usar a SurveyMonkey para criar questionários acessíveis em conformidade com os padrões da Seção 508. Saiba mais: Padrões de acessibilidade e conformidade com a Seção 508

Um questionário acessível é um conjunto de perguntas criadas para serem respondidas por pessoas com diferentes habilidades.

  • Os questionários acessíveis possibilitam que os respondentes que usam ampliadores de tela respondam ao questionário perfeitamente.
  • Eles incluem o texto necessário para possibilitar que um respondente navegue em um questionário e o responda usando um leitor de tela com um sistema de conversão de texto em fala (TTS).
  • Podem ser respondidos usando um software de controle e comando de voz. Um questionário acessível não exige o uso de mouse ou teclado.

Práticas recomendadas

Siga estas práticas recomendadas para garantir que os questionários estejam em conformidade:

Não inclua imagens que pisquem ou brilhem

Se você não tiver conteúdo animado no questionário, será preciso confirmar que ele atende aos requisitos de atualização de tempo.

Adicione texto alternativo a logotipos e imagens

Caso o questionário tenha imagens que comuniquem informações significativas, adicione um texto alternativo que transmita informações equivalentes. A Seção 508 requer o fornecimento de um equivalente de texto para cada elemento não textual. Isso torna a imagem acessível a respondentes usando leitores de tela. Como os leitores de tela não leem imagens, eles enunciam o texto alternativo.

Use um tema padrão

Incluímos a quantidade certa de contraste e brilho em todos os temas padrão para facilitar a visibilidade de todos os usuários e evitar problemas de leitura por parte dos daltônicos.

Se você escolher um tema personalizado, use uma ferramenta, como o Tanaguru Contrast-Finder, para garantir que as combinações de cores usadas tenham uma proporção de contraste compatível.

Mantenha os campos de texto perto das legendas de linha

Quando uma legenda de linha é posicionada longe do campo de entrada, isso pode causar problemas para os ampliadores de tela usados por respondentes com pouca visão. Para perguntas do tipo Várias caixas de texto, Informações de contato ou Matriz/Escala de classificação, ajuste o layout da pergunta para manter as legendas e opções de resposta perto umas das outras.

Indique claramente as perguntas obrigatórias

Se houver perguntas obrigatórias no questionário, certifique-se de que o questionário esteja definido para exibir asteriscos ao lado delas. Na introdução do questionário, explique que as perguntas do questionário marcadas com um asterisco exigem uma resposta.

Torne as mensagens de erro claras

Quando um respondente insere uma resposta inválida a uma pergunta ou ignora uma pergunta obrigatória, uma mensagem de erro é exibida. Ao criar a pergunta, você pode personalizar essa mensagem de erro para que fique claro aos respondentes que eles devem responder à pergunta. Lembre-se de que essa mensagem de erro é exibida antes do texto da pergunta, portanto, os leitores de tela leem primeiro a mensagem de erro.

Torne os botões de navegação claros

Indique claramente os botões de navegação para que os leitores de tela os enunciem corretamente. Legendas como "Anterior", "Seguinte" e "Concluído" funcionam bem com os leitores de tela, ao contrário de ">".

Um questionário acessível é um conjunto de perguntas criadas para serem respondidas por pessoas com diferentes habilidades. Siga estas práticas recomendadas para garantir que os questionários estejam em conformidade.

Obtenha respostas