m

Práticas recomendadas de coleta de dados e privacidade

Informe aos respondentes como você lida com as respostas

É sempre uma boa ideia divulgar suas práticas de privacidade aos respondentes. Isso tranquiliza os respondentes potenciais e ajuda a aumentar as taxas de resposta.

Você pode divulgar suas práticas de privacidade na página de introdução do questionário ou no corpo de qualquer mensagem de email que contenha o link convidando os destinatários a participar do questionário. Se você estiver aplicando um questionário para uma organização com sua política de privacidade, inclua o link dessa política, caso ela seja relevante. Você também pode descrever todas as suas práticas de privacidade na página de introdução do questionário.

Você pode usar a lógica de ramificação para desqualificar os respondentes que não concordarem com seus termos, práticas ou políticas de privacidade.

As declarações de privacidade devem detalhar aos menos o seguinte:

  • Que informações pessoais estão sendo coletadas: Identifique se você está coletando as respostas anonimamente ou se está monitorando os respondentes por endereço de email, nome, número de ticket, etc. Descreva os tipos de informação pessoal solicitados no questionário.
  • Como pretende usar as respostas: Por que está realizando este questionário?  O que fará com os resultados do questionário?
  • Se as respostas forem divulgadas a terceiros: Se você não quiser que outras pessoas tenham acesso aos seus dados, não compartilhe sua conta da SurveyMonkey e certifique-se de que o questionário esteja configurado para que os resultados do questionário não sejam publicados.
  • Como os respondentes podem ter acesso às respostas: Os respondentes podem ter acesso às suas respostas se quiserem corrigi-las ou solicitar que as informações pessoais coletadas sobre eles sejam excluídas?
  • Como os respondentes podem entrar em contato com você: Inclua seu endereço de email.

Você também pode enviar o link da Política de Privacidade e da Declaração de segurança da SurveyMonkey para informar como lidamos com os dados dos respondentes em seu nome.

Limite a coleta de informações pessoais.

Colete somente as informações pessoais necessárias para atingir seu objetivo. Evite solicitar informações confidenciais nos questionários.

Tenha seus requisitos de privacidade em mente.

Muitas organizações são regidas por leis e regulamentos de privacidade de dados e por políticas internas. Familiarize-se com eles, pois você será responsável por garantir que o questionário cumpra com esses requisitos.

É recomendável informar as práticas de privacidade aos respondentes. Você pode divulgar suas práticas de privacidade na página de introdução do questionário. Se você estiver aplicando um questionário para uma organização com sua própria política de privacidade, é possível inserir o link dessa política.

Obtenha respostas