m

Práticas recomendadas de coleta de dados e privacidade

Informe aos questionados como você lida com as respostas

É sempre bom divulgar as práticas de privacidade dos seus questionados. Isso ajuda a aumentar as taxas de resposta colocando potenciais questionados mais à vontade.

Você pode divulgar suas práticas de privacidade na página de introdução de sua pesquisa ou no corpo de qualquer mensagem de email que contenha o link convidando os destinatários a preencher o seu questionário. Se está realizando um questionário para uma organização que já tem uma política de privacidade, convém incluir um link dessa política, caso ela seja relevante.   Como alternativa, você pode apenas descrever na íntegra suas práticas de privacidade na página de introdução do próprio questionário.

Você pode usar a Lógica de ramificação para desqualificar os questionados que não deram consentimento aos seus termos ou não concordaram com sua política de privacidade ou práticas.

As declarações de privacidade devem detalhar aos menos o seguinte:

  • Que informações pessoais estão sendo coletadas: Identifique se está coletando as respostas anonimamente ou se está controlando por endereço de email, número de tíquete etc. Esboce os tipos de informações pessoais solicitadas no questionário.
  • Como pretende usar as respostas: Por que você está elaborando esse questionário? O que você fará com os resultados?
  • Se as respostas forem divulgadas a terceiros: Se não quer que outros tenham acesso aos seus dados, não compartilhe a conta da SurveyMonkey com outras pessoas e garanta que o questionário esteja configurado para que os resultados do questionário não sejam publicados.
  • Como os questionados podem ter acesso às respostas: Os questionados podem ter acesso às suas respostas se quiserem corrigi-las ou solicitar que as informações pessoais coletadas sobre si sejam excluídas?
  • Como os questionados podem contatá-lo: Inclua seu endereço de email.

Talvez você também deseje enviar um link para a Política de privacidade e a Declaração de segurança da SurveyMonkey, a fim de divulgar a forma como os dados dos questionados são tratados.

Limite de coleta de informações pessoais

Colete o volume mínimo de informações pessoais necessárias aos seus objetivos. Evite solicitar informações confidenciais nos questionários.

Use criptografia SSL

Oferecemos criptografia SSL. Esse recurso garante que as respostas sejam transmitidas com segurança aos servidores da SurveyMonkey.

Esteja ciente de suas necessidades de privacidade

Muitas organizações são regulamentadas por leis e normas de privacidade de dados, além de suas políticas internas. Elas devem garantir a familiarização dos usuários com elas, já que eles serão responsáveis pelo cumprimento de tais requisitos nos questionários.

É uma boa ideia divulgar as práticas de privacidade aos seus questionados. Você pode divulgar suas práticas de privacidade na página de introdução do seu questionário. Se você estiver elaborando um questionário para uma organização com sua própria política de privacidade, é possível vinculá-la diretamente à política da sua organização.

Obtenha respostas