m

Como visualizar e testar questionários

Antes de enviar um questionário, teste-o em “Visualizar e testar” para verificar se tudo está funcionando conforme o esperado. Acesse “Visualizar e testar”, na parte superior da seção “Elaborar questionário”. Há algumas restrições ao editar um questionário em tempo real. Por isso, é importante descobrir todos os eventuais erros do design do questionário antes que os próprios respondentes os encontrem.

Como acessar o modo “Visualizar e testar”

Usar o recurso Visualizar e testar permite testar tudo o que você adicionou em seu questionário pela página "Elaborar questionário".

Para visualizar e testar o design de seu questionário:

  1. Vá até a seção Elaborar questionário do seu questionário.
  2. Na parte superior da página, clique em Visualizar e testar. Uma nova janela é aberta para que você possa visualizar o questionário.
  3. Verifique se a lógica e os recursos do seu editor de questionário estão funcionando corretamente, como lógica de ramificação, validação de respostas, perguntas obrigatórias ou transporte de respostas.
  4. Alterne entre Computador, Tablet e Celular, no canto inferior esquerdo, para visualizar o questionário em diferentes dispositivos. Sugerimos que você revise o questionário todo em cada modo.
DICA! Se houver um Transporte de resposta avançado ou uma Ramificação avançada com base nos dados personalizados ou nas variáveis personalizadas do seu questionário, não será possível testar essa funcionalidade em "Visualizar e testar". Consulte Como testar o Transporte de resposta avançado ou Como testar a Ramificação avançada para saber mais.

Como colaborar e receber feedback

Compartilhe o link de visualização com outros usuários para receber feedback sobre seu questionário. O modo de visualização do questionário será compartilhado, permitindo que as pessoas testem o layout dele. As respostas não são gravadas no modo de visualização. Crie um link quando estiver pronto para coletar respostas.

Para compartilhar o modo “Visualizar e testar” com outras pessoas:

  1. Vá até a seção Elaborar questionário do seu questionário.
  2. Na parte superior da página, clique em Visualizar e testar. Uma nova janela é exibida com a visualização do questionário.
  3. Agora você tem algumas opções: copiar e colar a URL na barra de endereço e compartilhar como preferir ou convidar pessoas para comentar.
DICA! Se você fizer parte de uma equipe, é possível compartilhar questionários com os colaboradores e dar a eles acesso completo de edição no seu questionário.

Como criar um coletor de teste

Como o recurso “Visualizar e testar” não considera as opções do coletor, a criação de um coletor de teste permite entender a experiência do questionário do começo ao fim.

Além de responder ao próprio questionário, os coletores de teste permitem gravar e visualizar as respostas de teste na seção “Analisar respostas”. É possível ver como seus dados serão exibidos antes de enviar o questionário e fazer os ajustes necessários ao design.

Para criar um coletor de teste:

  1. Crie um link para o questionário. Isso cria um URL para responder ao questionário.
  2. Clique em W, no canto superior esquerdo do coletor, e mude o nome para "Coletor de teste" para que você não o confunda com seus coletores reais.
  3. Nas opções do coletor, habilite a opção Várias respostas. Isso permite que você teste seu questionário mais de uma vez.
  4. Revise as outras opções do coletor.
  5. Copie o URL da etapa um e cole-o na barra de endereço do navegador.
  6. Responda ao questionário.
  7. Veja como os resultados são exibidos na seção "Analisar respostas" do questionário.
  8. Faça as alterações necessárias no design do questionário ou nas opções do coletor.
  9. Apague as respostas do coletor quando terminar o teste para que elas não interfiram nos resultados reais do seu questionário.
DICA! Se você estiver usando o Convite por email, é possível enviar um email de teste na página "Agendar" para ver como a mensagem será exibida no seu cliente de email.
Clique em "Visualizar e testar", na parte superior da página "Elaborar questionário", para garantir que o fluxo e as configurações do questionário estejam funcionando conforme esperado. Também é possível criar um coletor para testar a experiência do questionário como um todo, como se você fosse um respondente.

Obtenha respostas