m

Como solucionar problemas de lógica de ramificação

Analise estes problemas comuns que podem surgir ao usar a lógica de ramificação.

Os respondentes não conseguem avançar para a próxima página

Se um respondente relatar que não consegue avançar após uma pergunta ou página específica do questionário, é provável que a lógica de ramificação dela esteja configurada para direcionar os respondentes para ela mesma se eles selecionarem uma opção de resposta específica. Quando seleciona essa opção de resposta e clica em Seguinte, o respondente é enviado de volta para a mesma página e não consegue avançar.

Vá para a seção Elaboração do questionário para analisar o padrão de lógica dele. Comece com a pergunta ou página na qual os respondentes estão ficando presos e confirme se a lógica está configurada para avançá-los no questionário.

Os respondentes ignoraram perguntas obrigatórias

Se a lógica de ramificação foi aplicada ao layout, é provável que sua lógica esteja ignorando seções ou páginas que contenham perguntas obrigatórias.

Verifique o questionário para confirmar quais perguntas/páginas têm lógica e qual página está sendo ignorada.

  • Comece na seção "Analisar", selecionando para exibir todas as páginas. (Essa opção está localizada no canto superior esquerdo da página “Resumo das respostas”, à direita da barra lateral esquerda.)
  • Os respondentes às quais a lógica for aplicada acessarão páginas em branco. Se o respondentes não foi direcionado para essa página, não foi possível ele responder a essas perguntas.
  • Páginas posteriores do questionário conterão as respostas nas perguntas se o respondente tiver sido direcionado para elas.

Se, em vez disso, a pessoa simplesmente sair antes do final do questionário, o restante da resposta ficará em branco ao visualizar o questionário.

A lógica não é ativada nas perguntas

A lógica de ramificação só é ativada ao clicar em Seguinte para acessar a próxima página do questionário. Portanto, a lógica de ramificação não será ativada de forma dinâmica na mesma página. Por isso, sempre sugerimos inserir as perguntas com lógica de ramificação no fim da página.

Ao clicar em Seguinte para avançar no questionário, você verá que a lógica não é ativada corretamente.

A lógica não funciona em perguntas de caixa de seleção e de opção de imagem (várias respostas)

A lógica de ramificação deve sempre funcionar na proporção de 1:1, ou seja, não é possível considerar várias condições antes de encaminhar um respondente por um caminho de lógica específico. Perguntas do tipo Caixa de seleção e Opção de imagem (várias respostas possíveis) permitem o uso de lógica de ramificação. No entanto, lembre-se de que, se várias opções com lógica aplicada forem selecionadas, o sistema considerará apenas a primeira seleção para determinar para onde o respondente será direcionado.

A lógica de ramificação direciona para um número de pergunta incorreto

A lógica de ramificação renumera automaticamente as perguntas do questionário com base no caminho de lógica específico de cada respondente. Evite se referir aos números das perguntas no texto da pergunta, pois os números podem ser diferentes de acordo com o respondente.

 
Dicas para uma lógica de ramificação bem-sucedida: Sempre encaminhe os respondentes para frente em um questionário. Adicione perguntas de lógica de ramificação no fim da página. Visualize e teste a lógica de ramificação para garantir que todos os caminhos estejam configurados corretamente.
Analise esses problemas comuns que surgem ao usar a lógica de ramificação, como respondentes presos em um ponto do questionário ou não direcionados à pergunta seguinte correta.

Obtenha respostas