m

Lógica de ramificação de pergunta

A lógica de ramificação de pergunta permite direcionar o respondente a uma página posterior ou pergunta específica em uma página posterior com base na resposta fornecida a uma pergunta fechada.

Visão geral do vídeo

 

Tipos de pergunta

É possível aplicar a lógica de ramificação de pergunta aos seguintes tipos de pergunta fechada:

É possível aplicar a lógica de ramificação de pergunta a perguntas de caixa de seleção que permitem várias respostas, mas faça-o com cuidado. Se o respondente escolher várias respostas, cada uma com um caminho de lógica diferente, o questionário poderá direcioná-lo apenas conforme o caminho de lógica da primeira opção de resposta da lista.

Como adicionar lógica

Para adicionar a lógica de ramificação de pergunta:

  1. Clique na guia Elaborar questionário.
  2. Clique na pergunta à qual você quer adicionar a lógica de ramificação.
  3. Clique na guia Lógica.
  4. Em cada opção de resposta, escolha a página para a qual você quer enviar os respondentes na coluna Ir para... Não é necessário aplicar lógica a todas as opções de resposta. (Opções de página descritas abaixo.)
  5. Opte por direcionar os respondentes para o início da página ou para uma pergunta específica na página. Se você estiver enviando o respondente para uma pergunta específica, as perguntas anteriores da página ficarão ocultas para ele ou ela.
  6. Clique em Salvar.
Teste sua lógica. Visualize o questionário para testar todos os caminhos de lógica possíveis antes de enviá-lo. As respostas não são registradas no modo de visualização.

Opções de página

Pular paraDescrição
Qualquer número de páginaEncaminha o respondente para a página designada. É necessário conduzir os respondentes sempre para frente no questionário, nunca para trás.
Fim do questionárioDireciona o respondente para o fim do questionário, ativando a Página de conclusão do questionário definida nas opções do coletor. As respostas serão consideradas COMPLETAS e você pode consultá-las na seção “Analisar resultados”.
Desqualificação de respondentesEncaminha o respondente para a página de desqualificação. Você pode personalizar a página de desqualificação nas opções do coletor. As respostas serão consideradas DESQUALIFICADAS e você pode consultá-las na seção “Analisar resultados”.

Detalhes

  • A lógica de ramificação é ativada ao clicar no botão “Seguinte” em uma página do questionário. É necessária uma quebra de página entre a pergunta disparadora e a pergunta de destino.
  • A lógica de ramificação de pergunta substitui a lógica de ramificação de página quando as duas são aplicadas à mesma página. Se você tiver uma ramificação avançada, consulte Como usar a ramificação avançada com a lógica de ramificação de pergunta para saber como essas regras funcionam juntas.
  • É importante sempre direcionar os respondentes para frente no questionário. Se direcioná-los para trás, você correrá o risco de criar um ciclo infinito, impedindo-os de concluir o questionário.
  • Quando a lógica de ramificação é aplicada, as perguntas e páginas são renumeradas automaticamente, caso a numeração de páginas esteja habilitada.
  • Aplique uma lógica a apenas uma pergunta por página, já que não é possível direcionar os respondentes para dois lugares ao mesmo tempo. O questionário direciona os respondentes de acordo com o caminho de lógica da primeira pergunta na página.
  • Sugerimos posicionar as perguntas com lógica de ramificação no fim da página. Dessa forma, é fácil lembrar quais perguntas têm lógica aplicada, mantendo a experiência relevante para o respondente.
  • Crie um Filtro por pergunta e resposta para ver os caminhos de lógica de ramificação ao analisar os resultados.

Como solucionar problemas

Saiba mais sobre como solucionar problemas de lógica de ramificação.

A lógica de ramificação direciona os respondentes por diferentes caminhos no questionário. A lógica de ramificação de pergunta permite direcionar o respondente para uma pergunta ou página posterior do questionário com base na resposta fornecida por ele a uma pergunta fechada.

Obtenha respostas