m

Lógica de ramificação

Com um plano SELECT, GOLD ou PLATINUM, é possível utilizar a lógica de ramificação para direcionar os questionados através de diferentes caminhos em um questionário. Existem dois tipos de lógica de ramificação:

  • Lógica de ramificação de questão: Aplicada diretamente a uma questão. Permite direcionar automaticamente os questionados a uma questão ou página mais adiante no questionário, com base na opção de resposta selecionada por eles. Saiba mais »
  • Lógica de ramificação de página: Aplicada a uma página. Permite direcionar todos os questionados que passam por determinada página a uma página mais adiante no questionário. A lógica de ramificação de página não requer uma resposta específica - os questionados são direcionados à página designada independentemente da resposta selecionada por eles. Saiba mais »

A lógica de ramificação requer um pouco de planejamento. Recomendamos que comece mapeando sua lógica no papel para identificar quantas páginas serão necessárias. Em seguida, efetue login na SurveyMonkey e crie as páginas e questões. Por último, adicione sua lógica de ramificação.

A lógica de ramificação é normalmente usada para:

  • Desqualificação: Utilize uma questão de múltipla escolha para desqualificar os questionados que não atendem a determinado critério.
  • Formulários de consentimento: Inclua eventuais informações que requerem consentimento na primeira página do questionário, depois adicione uma questão de múltipla escolha perguntando se eles concordam com os termos estabelecidos. Caso respondam que não, redirecione-os para fora do questionário.
  • Questionários em múltiplos idiomas: Crie páginas de questionário em múltiplos idiomas, depois adicione uma questão na primeira página do questionário solicitando aos questionados que escolham o idioma de sua preferência.
  • Avaliações do funcionário: Se várias pessoas precisam responder diferentes seções do mesmo questionário, adicione uma questão de Múltipla escolha ou de Menu suspenso à primeira página de um questionário solicitando aos questionados que selecionem seus nomes. Crie uma página separada no questionário para ser preenchida por cada pessoa.
Exemplo

Digamos que deseja enviar um questionário a dois grupos de indivíduos diferentes: O grupo A vive em uma cidade e o grupo B vive em outra.

Neste caso, queremos criar 5 páginas. Configure-as da seguinte maneira:

  • Página 1: Inclua uma introdução para explicar o objetivo do questionário.
  • Página 2: Adicione uma questão de múltipla escolha solicitando aos questionados que selecionem o grupo a que pertencem: grupo A ou grupo B. Então aplique lógica de ramificação de questão a cada opção de resposta: direcione o grupo A para a página 3 e o grupo B para a página 4.
  • Página 3: Adicione as questões que deseja perguntar apenas ao grupo A. Depois aplique lógica de ramificação de página para direcionar os questionados à página 5 ao clicarem no botão Próximo.
  • Página 4: Adicione as questões que deseja perguntar apenas ao grupo B. Depois aplique lógica de ramificação de página para direcionar os questionados à página 5 ao clicarem no botão Próximo.
  • Página 5: Inclua as questões que deseja perguntar a ambos os grupos. Depois, defina uma Página de conclusão de questionário para o seu coletor — esta é a página que os questionados irão ver quando clicarem no botão Concluído, na página 5.
Solução de problemas
Direcione os questionados através de diferentes caminhos em um questionário, com base na página em que se encontram ou na opção de resposta selecionada. Comumente usado em formulários de consentimento, desqualificação ou questionários multilingues. Também é bom se várias pessoas precisarem responder diferentes seções do mesmo questionário.

Obtenha respostas