SurveyMonkey

Pergunta de Classificação

Recurso pago
Faça login para ver se esse recurso está incluído no seu plano.

A pergunta de Classificação solicita que os respondentes comparem itens, classificando-os em ordem de preferência. Na seção "Analisar resultados", uma classificação média é calculada para cada opção de resposta, permitindo avaliar rapidamente qual foi a opção de resposta mais selecionada.

Para adicionar esse tipo de pergunta:

  1. Arraste e solte Classificação no seu questionário a partir da seção Editor.
  2. No campo de texto da pergunta, escreva instruções solicitando que os respondentes classifiquem as opções de resposta em ordem de preferência, sendo 1 a classificação mais alta. Também pode ser útil incluir o que todas as opções têm em comum. Por exemplo, "Classifique os seguintes sabores de sorvete em ordem de preferência, sendo 1 o seu sabor preferido".
  3. Nos campos "Opções de classificação", insira as opções de resposta que os respondentes devem classificar. Você pode incluir até 250 opções de resposta.
  4. Configure as demais opções, se houver.
  5. Clique em Salvar.

DICA! Tente limitar o número de opções de classificação para aproximadamente 5 itens. Solicitar aos respondente que classifiquem muitos itens pode causar confusão.

Na guia Editar, é possível optar por adicionar uma coluna "N/A" e personalizar a legenda. Ao adicionar uma opção “N/A” a uma pergunta de classificação, uma caixa de seleção “N/A” será incluído no fim de cada linha. Se o respondente marcar uma caixa de seleção “N/A”, a linha ficará esmaecida e não será incluída na ordem de classificação desse respondente.

É importante se certificar de que até mesmo as opções com classificações inferiores se apliquem a esse respondente. Se não tiver a opção de declarar que um item da classificação não se aplica a ele, o respondente será forçado a incluir essa opção em sua classificação, o que pode produzir dados de má qualidade.

Antes de enviar seu questionário, pré-visualize o seu layout para ver como aparecerá para os respondentes. Os respondentes podem arrastar e soltar as opções de resposta na ordem de preferência. Quando a opção N/A está habilitada, também é possível usar os menus suspensos para classificar.

As perguntas de Classificação calculam a classificação média de cada opção de resposta para determinar qual opção de resposta teve a melhor classificação geral. A opção de resposta com a melhor classificação média é a opção de preferência.

A classificação média é calculada da seguinte forma, onde:

w = peso da posição classificada
x = contagem de respostas por opção de resposta

1w1 + x2w2 + x3w3 ... xnwn
-----------------------
Contagem total de respostas

Os pesos são aplicados na ordem inversa. Em outras palavras, a opção de preferência dos respondentes (classificada como nº 1) tem o maior peso, e a opção de menor preferência (classificada na última posição) tem peso 1. Os pesos padrão não podem ser alterados.

Por exemplo, se uma pergunta de Classificação tiver cinco opções de resposta, os pesos serão atribuídos da seguinte maneira:

  • A opção nº 1 tem peso 5
  • A opção nº. 2 tem peso 4
  • A opção nº. 3 tem peso 3
  • A opção nº. 4 tem peso 2
  • A opção nº. 5 tem peso 1

Aplicamos os pesos dessa maneira para assegurar que, quando os dados forem apresentados em um gráfico, fique claro qual opção de resposta é a preferida.

Se você optar por incluir uma opção "N/A" em uma pergunta de Classificação, as respostas "N/A" não serão consideradas no cálculo da classificação média.

A opção de exibição Profundidade permite escolher entre as seguintes opções:

  • Média ponderada: mostra a classificação média de cada opção de resposta
  • Distribuição: traça um gráfico com o número absoluto ou a porcentagem de respondentes que selecionaram cada opção de resposta

Os tipos de gráfico disponíveis dependem do tipo de pergunta e das opções de exibição configuradas. Saiba mais: Gráficos personalizados e tabelas de dados