SurveyMonkey

Como restringir o acesso a um questionário com o uso de senha ou pelo endereço IP

É possível restringir o acesso ao seu questionário nas opções do coletor. Se você ativar a "Proteção por senha", o respondente precisará inserir uma senha para que o acesso seja concedido. Se você habilitar as "Restrições de IP", é possível permitir ou bloquear uma lista de endereços IP.

DICA! Os coletores são formas de envio do questionário. Cada tipo de coletor funciona de uma maneira. Portanto, cada um deles tem um conjunto de opções de configuração diferente. Se você não vir essa opção no coletor que estiver usando, revise as informações desta página e consulte o artigo de ajuda relacionado ao tipo de coletor em questão.

Se você ativar a Proteção por senha, quando os respondentes clicarem no link do questionário, uma senha será solicitada para que o acesso seja concedido. Não é possível criar uma senha exclusiva para cada respondente.

Para adicionar uma senha ao seu questionário:

  1. Vá até a seção Coletar respostas do seu questionário.
  2. Clique no nome do coletor e acesse opções do coletor. Se necessário, clique em Exibir opções avançadas.
  3. Ative a Proteção por senha.
  4. Insira a senha desejada.
  5. Personalize a mensagem de senha obrigatória e a mensagem de erro exibidas quando os respondentes digitam uma senha incorreta.

A proteção por senha fica indisponível quando a opção Coleta de respostas no email está ativada. Para usá-la, desative esse recurso nas configurações do coletor.

Para restringir o acesso ao seu questionário com base nos endereços IP de seus respondentes:

  1. Vá até a seção Coletar respostas do seu questionário.
  2. Clique no nome do coletor e acesse opções do coletor. Se necessário, clique em Exibir opções avançadas.
  3. Habilite as Restrições de IP.
  4. Opte por permitir que apenas uma lista de endereços IP específicos possam responder ao seu questionário ou por bloquear uma lista de endereços IP específicos , para impedir que respondam ao seu questionário.
  5. Insira os endereços IP. Você pode inserir até 4.096 caracteres.
  6. Clique em Editar a mensagem de "questionário encerrado". Se o endereço IP de alguém estiver bloqueado, essa pessoa verá a mensagem de questionário encerrado.

Os endereços IP são representados por notação de ponto decimal: quatro números diferentes, cada um de 0 a 255, separados por pontos. Cada número representa 8 bits (um octeto) do endereço IP. Veja um exemplo com cada um dos quatro octetos mostrados em cores diferentes: 172.16.254.1

Um asterisco (*) pode ser usado como curinga para permitir ou bloquear um intervalo de endereços IP por octeto. Veja alguns exemplos:

Exemplos de formatos
Descrição
192.*Inclui IPs que começam com o primeiro octeto. O segundo, terceiro e quarto octetos podem ser qualquer número de 0 a 255 cada um.
192.0.*Inclui IPs que começam com os dois primeiros octetos. O terceiro e quarto octetos podem ser qualquer número de 0 a 255 cada um.
192.0.2.*Inclui IPs que começam com os três primeiros octetos. O quarto octeto pode ser qualquer número de 0 a 255.
192.0.*.2Inclui IPs que começam com os dois primeiros octetos e terminam com o quarto octeto. O terceiro octeto pode ser qualquer número de 0 a 255.
192.*.2Inclui todos os IPs que contenham o primeiro e o terceiro octetos. O segundo e quarto octetos podem ser qualquer número de 0 a 255 cada um. Equivale a 192.*.2.*, mas não é necessário digitar o último asterisco.

DICA! Caso queira que somente um grupo específico de pessoas acesse seu questionário, mas não saiba todos os endereços IP que precisa permitir ou bloquear, recomendamos adicionar uma senha ao questionário.

Se você fizer parte de uma equipe, é possível compartilhar um questionário com outras pessoas e definir permissões para limitar o que elas podem fazer com o questionário. Por exemplo, é possível dar a alguém acesso somente de leitura para a elaboração do questionário e nenhum acesso para analisar resultados.